Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
4
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Areais de sonho que regalam a vista e enchem a alma

Milhões de pessoas rumam ao Algarve pelas suas praias. Atendendo aos atributos das mesmas, é perfeitamente natural
22 de Julho de 2019 às 12:42

As praias são o cartão de visita do Algarve. E existem bons motivos para isso. O Algarve continua a ser a região do país com mais bandeiras azuis, contabilizando 88 praias costeiras. O destaque vai para Albufeira. O concelho voltou a ser recordista em bandeiras azuis, conquistando este ano 26 galardões, mais um do que no ano passado e o máximo desde que esta distinção é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Com a entrada da Rocha Baixinha para a lista azul, o município vê pela primeira vez a totalidade das suas praias distinguidas com o selo de qualidade, a que se junta ainda a Marina.

Também nas praias do Barlavento algarvio, nota para Vila do Bispo, com 11 praias galardoadas com a Bandeira Azul. Um pouco mais ao lado, em Lagos, a Meia Praia, Camilo, Porto de Mós e Luz foram classificadas como tendo Qualidade de Ouro, um galardão atribuído pela Quercus que distingue as zonas balneares pela excelência da água, entre outros critérios. A bandeira com este galardão irá assim juntar-se à Bandeira Azul já hasteada nestas e noutras praias da costa de Lagos, reforçando a mensagem da boa qualidade ambiental que as mesmas apresentam.

Na Costa Vicentina, Aljezur, com uma orla costeira com mais de 40 quilómetros de extensão, possui praias belíssimas. Aqui destaca-se a praia de Odeceixe, classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Outras praias, porém, são igualmente idílicas. A praia da Arrifana, que parece uma pequena baía protegida por altas arribas, a praia da Bordeira, a mais extensa do concelho com três quilómetros, a praia da Amoreira, a praia de Monte Clérigo, a praia do Amado, entre outras, são o paraíso de surfistas, bodyboarders e amantes da natureza.

Continuando no Barlavento, a praia de Alvor é um autêntico postal de Portimão. Possui Bandeira Azul e foi também distinguida com a Qualidade de Ouro. O areal desta praia situada a nascente da Ria de Alvor, a rede de passadiços e toda a infraestrutura desta praia tornam-na única.

Nota ainda para a praia do Carvoeiro, Lagoa, considerada a melhor pelo site European Best Destination, em 2018.

Sotavento

Passando para as praias do Sotavento algarvio, até porque é simplesmente impossível falar de todas as praias que merecem ser mencionadas, podemos começar por sublinhar que, no concelho de Olhão, todas as praias – Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria –foram sido distinguidas novamente com a Bandeira Azul. Mas o concelho que mais se destaca neste tipo de distinção no Sotavento é Loulé, uma vez que conta 11 praias galardoadas.

Tavira, por sua vez, tem uma linha de costa com mais de 18 quilómetros de extensão, onde se encontram as ilhas de Tavira e Cabanas, oferecendo praias de areia fina e branca e nas quais a temperatura média da água do mar ronda os 22 graus. A ilha de Tavira tem sensivelmente 11 quilómetros de extensão e agrega as praias da Ilha de Tavira, Terra Estreita, Barril e Homem Nu. A ilha de Cabanas possui uma extensão de sete quilómetros. A praia, pela acessibilidade e equipamentos de apoio aos utentes, é a área mais predisposta e sujeita à utilização balnear. Recorde-se que em toda a área do Parque Natural da Ria Formosa existem salinas, sapais e muita biodiversidade. As praias do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas recebem a Bandeira Azul desde 1987. A praia da Terra Estreita recebe este galardão desde 2005.

Neste trabalho ingrato de tentar destacar algumas praias algarvias não queremos deixar de mencionar que Faro teve quatro praias galardoadas: Faro-Mar, Barreta, Ilha do Farol-Mar e Culatra-Mar. E o município de Silves duas: Armação de Pera e praia Grande Poente.

Já Santo António, Monte Gordo, Lota e Manta Rota são as praias de Vila Real de Santo António que receberam a distinção da ABAE. Ao mesmo tempo, Fábrica, Manta Rota, Lota, Monte Gordo e Santo António foram igualmente classificadas com Qualidade de Ouro pela Quercus.

Praias fluviais

A qualidade das praias algarvias é inegável, mas nem todas são viradas para águas abertas. Em Alcoutim, a Praia Fluvial do Pego Fundo é igualmente espectacular. A praia, de águas amenas, tem um jardim, árvores, campo de voleibol, estacionamento, bar e balneários.

Algarve 2019