Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
2
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

O saber não ocupa espaço… nem nas férias

Existe um Algarve cultural, rico e diverso. Ajudamo-lo a descobrir algumas dessas riquezas
22 de Julho de 2019 às 13:03

No Algarve, também se pode tomar banhos… de cultura. São igualmente refrescantes. Tavira, Silves, Lagos, Albufeira, Loulé, têm uma rica história e há muito para ver. Comecemos pelas igrejas e conventos. Em Tavira, cidade sem dúvida fascinante, existem mais de duas dezenas de igrejas, ermidas, capelas e conventos. Recomenda-se uma ida à Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo, que é Monumento Nacional. Mas a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo ou o Convento de Nossa Senhora da Graça, que são alguns dos Monumentos de Interesse Público, também merecem uma visita.

Em Silves, o destaque vai para a Sé velha, igreja de estilo gótico. Noutra cidade do interior, Loulé, obrigatório é passar pela Igreja Matriz de São Clemente, também de estilo gótico e, à semelhança de outras, erguida sobre a antiga mesquita. Esta igreja remonta ao século XIII e é Monumento Nacional. E também se deve ir à Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

Museus

Em Lagos, aprecie a Igreja Matriz de Santa Maria. Também conhecidas pela sua beleza são a Igreja de São Lourenço, em Almancil, a Ermida da Senhora da Orada, em Albufeira, e a Igreja Matriz de São Tiago de Estômbar, em Lagoa.

Em Faro, pode ver exposições de pintura e arqueologia no Convento de Nossa Senhora da Assunção (1519). É aqui que funciona o Museu Municipal de Faro. No Museu Municipal de Arqueologia, em Silves, pode ver-se um poço-cisterna árabe e exposições de oito mil anos de história. No Museu da Cidade, em Olhão, há exposições de arqueologia, das artes da pesca e da história da cidade. O Museu Municipal de Tavira, no Palácio da Galeria, o Museu Dr. José Formosinho (e Igreja de Santo António), em Lagos, o Museu de Portimão, ou o Museu do Traje, em São Brás de Alportel, são também casas de cultura muito ricas e que devem ser visitadas.

Algarve 2019