Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
5
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Um destino de excelência

Praias premiadas, belas paisagens, noites animadas, riqueza gastronómica, cidades para descobrir, feiras, cultura e muitas atividades desportivas e de lazer. Eis os ingredientes que compõem a receita do sucesso do verão algarvio.
22 de Julho de 2019 às 12:55

Praias de sonho, alojamento de qualidade e noites vibrantes. Assim é o Algarve na silly season. É por estas particularidades que milhões de turistas – nacionais e estrangeiros – visitam e passam férias na região. Por estes… e por muitos outros. Mas vamos por partes. Quem quer apanhar banhos de sol e de água tem à disposição 200 quilómetros de costa com diferentes características. Existem grandes areais, ilhas e praias rochosas, bem como enseadas, falésias e grutas. As águas oscilam entre as mais calmas e as mais revoltas; umas mais quentes outras mais frias. Consoante a zona do Algarve onde se está. Seja como for, há "marés" para todos os gostos.

Quem preferir praias com ondas e águas mais frescas encontra-as na Costa Vicentina. Para os que procuram as mais frequentadas e cosmopolitas, encontram o que procuram nos areais das praias de Portimão, Albufeira, Vilamoura ou Quarteira. As águas quentes e calmas estão nas zonas de Manta Rota, Altura ou Monte Gordo. Porém, se o desejo é chegar às águas tranquilas e aos amplos areais das praias de Tavira, Olhão ou Faro pode fazê-lo de barco ou por pontes, observando a beleza paisagística da região.

Diversão que nunca mais acaba

Falar de hotelaria no Algarve é falar de qualidade. E esta qualidade é extensível a todo o território algarvio, existindo boas unidades hoteleiras, resorts e aldeamentos por todo o lado. A oferta de campos de golfe, muitos deles premiados, é generosa. E existem também vários tipos de tratamentos em spas e centros de talassoterapia ou termas. Tudo para relaxar e sair das férias revigorado(a).

Quanto à diversão noturna é garantida em bares, marinas, discotecas, destacando-se a Praia da Rocha, Portimão, as Praias da Galé e da Oura, Albufeira, ou Vilamoura.

Além das praias e vida noturna, o Algarve oferece um passaporte para muitas aventuras na natureza, com os percursos pedestres a convidarem os mais corajosos. Nas páginas deste especial recomendamos trilhos e caminhos que devem ser calcorreados, seja no litoral ou em plena serra.

As cidades de Silves, Tavira e Lagos, entre outras, merecem também ser visitadas, seguindo não só igrejas, conventos, museus, fortalezas e castelos, mas também a oferta cultural que durante todo o verão anima muitos dos ícones da arquitetura algarvia. Siga os conselhos que lhe damos e não deixe de visitar os tradicionais mercados algarvios.

Oferta não falta para fazer frente à muita procura que existe por atividades desportivas ou de lazer. Os passeios de barco pela costa são um excelente programa, assim como o mergulho, a pesca, a observação de golfinhos, o caiaque, a canoagem ou parapente.

Boa mesa

Boa diversão pede boa gastronomia e a algarvia é rica e muito variada. À mesa algarvia não faltam as cataplanas, as caldeiradas, as açordas de marisco, o polvo, a feijoada de buzinas, o peixe grelhado, o xerém, o pão de alfarroba ou o presunto. Na doçaria, os tradicionais Dom Rodrigo e demais doces de amêndoa, os figos ou os pastéis de batata-doce, deixam qualquer um de água na boca. Não saia do Algarve sem beber uma aguardente de medronho.

O Algarve é uma região de excelência, onde se passam férias memoráveis e para onde se quer sempre voltar. Por tudo isto e muito mais, o Algarve continua a registar números muito positivos no que diz respeito à atividade turística e é um destino cada vez mais procurado.

Algarve 2019