Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
3
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Um projeto para um futuro melhor em Viana do Castelo

Moderno e funcional este espaço vai tornar-se num centro dinamizador e atrativo da cidade, promovendo os produtos locais das freguesias e incentivando a economia local.
19 de Fevereiro de 2021 às 10:26
O projeto do novo mercado municipal atualizou, ajustou e enriqueceu a oferta de novas valências associadas às tradicionais atividades no centro histórico da cidade.
O projeto do novo mercado municipal atualizou, ajustou e enriqueceu a oferta de novas valências associadas às tradicionais atividades no centro histórico da cidade.

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, explica que o projeto do novo mercado municipal teve em consideração alguns pressupostos que resultaram na elaboração de um programa adequado às realidades atuais do mercado e dos seus operadores, de uma auscultação aos principais operadores e clientes, análise e enquadramento urbano do mercado integrando-o com os espaços envolventes: centro histórico e jardim público.

O novo espaço vai permitir desenvolver novas atividades hoje associadas à vida dos mercados contemporâneos, como a promoção de produtos endógenos, atividades degustativas e promocionais com espaços próprios e a integração da cultura urbana, com especial atenção às iniciativas criativas.

O programa a que o projeto obedeceu teve ainda em atenção o dimensionamento e a criação de espaços cobertos e de qualidade para a venda de produtos agrícolas e flores oriundos das freguesias do concelho. Foi também equacionada e resolvida a proximidade dos transportes públicos, a ligação com as ciclovias e um parque de estacionamento subterrâneo com lotação para 100 lugares a que acresce mais 230 através de um túnel de ligação ao parque de estacionamento do antigo mercado.

O projeto do novo mercado municipal atualizou, ajustou e enriqueceu a oferta de novas valências associadas às tradicionais atividades, não esquecendo a presença de lojas de serviços públicos, valorizando a importância deste equipamento no coração do centro histórico da cidade de Viana do Castelo, que estamos certos vai dinamizar o tecido socioeconómico.