Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Espanha: Sondagens dão vitória a Zapatero

O frente-e-frente televisivo de ontem entre o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, e o líder do Partido Popular (na oposição), Mariano Rajoy, foi visto por mais de 13 milhões de espectadores. Entretanto, a maioria das sondagens realizadas após o debate atribuíram a vitória ao chefe do executivo, umas com maior vantagem, outras com menos.
26 de Fevereiro de 2008 às 10:50
A margem mais pequena da vitória de Zapatero foi estimada pelo estudo de opinião realizado pela empresa Sigma Dos para o jornal ‘El Mundo’, segundo a qual 45,5 por centro dos inquiridos considerou a intervenção do líder socialista melhor, contra 42 por cento que preferiram o desempenho de Mariano Rajoy.
Também a sondagem divulgada pelo jornal ‘El Pais’, realizada pela empresa Metroscopia, atribuiu uma margem pequena na vitória de Zapatero, de 46 por cento, contra 42 por cento do líder da oposição, com 12 por cento dos inquiridos a considerarem que o frente-a-frente terminou empatado.
A maior vantagem foi registada no estudo de opinião publicado pelo jornal ‘Publico’, segundo o qual o primeiro-ministro espanhol foi considerado vencedor por 45,7 por cento dos inquiridos, contra 30,1 por cento que elegeram como vencedor Mariano Rajoy.
O segundo debate televisivo entre Zapatero e Rajoy está marcado para o próximo dia 3 de Março (segunda-feira), sendo que as eleições legislativas terão lugar a 9 de Março.
Ver comentários