Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Número de Portugueses vítimas de tráfico triplica

Foram sinalizados 58 casos.
Lusa 5 de Maio de 2016 às 13:57
Os números sobre as vítimas de tráfico de seres humanos, tanto a nível nacional como regional, têm vindo a aumentar
Os números sobre as vítimas de tráfico de seres humanos, tanto a nível nacional como regional, têm vindo a aumentar FOTO: Getty Images

O número de portugueses suspeitos de terem sido vítimas de tráfico de seres humanos no estrangeiro mais do que triplicou em 2015 face a 2014, tendo sido sinalizados 58 casos, segundo o Observatório do Tráfico de Seres humanos (OTSH).

O relatório de 2015 do OTSH indica que, em 2015, foram sinalizados 58 portugueses presumíveis vítimas de tráfico de seres humanos no estrangeiro, mais 43 do que em 2014.

De acordo com o OTSH, a maior parte dos portugueses no estrangeiro é vítima de exploração laboral (48 casos sinalizados), nomeadamente no setor agrícola.

À semelhança de anos anteriores, o principal país de destino sinalizado é Espanha (45), nomeadamente a região de Navarra, em tráfico laboral na agricultura, setor que segundo dados do Ministério Interior espanhol, agregou 28 por ceto do total das 134 vítimas de exploração laboral identificadas em Espanha em 2015, indica o OTSH.

O documento daquele organismo do Ministério da Administração Interna (MAI) refere que estão protegidas por segredo estatístico situações suspeitas de tráfico para fins de adoção, tráfico para fins de exploração sexual e outras formas.

18 menores suspeitos de serem vítimas de tráfico em 2015
Portugal sinalizou, no ano passado, 18 menores de idade como presumíveis vítimas de tráfico de seres humanos, refere o relatório de 2015 do Observatório de Tráfico de Seres humanos (OTSH).

O documento, publicado esta quinta-feira na página da internet daquele organismo, adianta que dos 18 menores sinalizados, seis foram confirmados e os restantes classificados como "não confirmados", "em investigação" e "sinalizado por organização não governamental".

Segundo o OTSH, as seis situações de tráfico de seres humanos confirmadas reportam-se a vítimas do sexo feminino e são essencialmente de nacionalidade angolana (cinco).

Portugal surge em três registos como país de destino e em outros três casos como país de trânsito, numa tentativa de entrada no espaço europeu com destino final a França.

O relatório refere também que as formas de controlo dos menores apontadas diziam respeito a ameaças diretas e verbais, controlo dos movimentos, ofensas corporais, ausência de remuneração e exploração de vulnerabilidades.

O documento sublinha que, entre os menores sinalizados, há situações de exploração para fins de exploração sexual, associada a presumíveis vítimas do sexo feminino.

O relatório de 2015 daquele organismo tutelado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) dá conta de que as ocorrências em trânsito detetadas em postos de fronteira aérea, em alguns casos também associadas aos crimes de auxílio à imigração ilegal e de associação criminosa, reportam-se maioritariamente a menores de idades oriundos de países africanos, a viajar com adultos sob falsa relação de parentesco, com passaporte falsos, tendo como destino outros países europeus, nomeadamente França e Reino Unido.

Observatório do Tráfico de Seres Ministério da Administração Interna crime lei e justiça tráfico humanos
Ver comentários
C-Studio