Barra Cofina

Correio da Manhã

Coronavírus

OMS diz que é errado dar doses adicionais de vacinas contra a Covid-19

Organização defende que sem uma "grande parte da população" mundial vacinada, está a dar-se ao novo coronavírus "a oportunidade de circular".
Lusa 25 de Agosto de 2021 às 18:34
A carregar o vídeo ...
OMS diz que é errado dar doses adicionais de vacinas contra a Covid-19
A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu esta quarta-feira ser moral e tecnicamente errado dar doses adicionais de vacinas contra a covid-19 quando uma grande parte da população mundial continua por imunizar, propiciando a circulação e mutação do coronavírus.

"É tecnicamente errado e errado do ponto de vista moral", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na videoconferência de imprensa regular da organização sobre a evolução da pandemia de covid-19, transmitida da sede, em Genebra, na Suíça.

Para Tedros Adhanom Ghebreyesus, é moralmente errado que países avancem com o reforço da vacinação quando outros, os mais pobres, ainda nem inocularam a sua população, por falta de vacinas. Por outro lado, o reforço vacinal com doses adicionais, a seu ver, é tecnicamente errado, porque sem uma "grande parte da população" mundial vacinada, está a dar-se ao novo coronavírus "a oportunidade de circular", favorecendo "o aparecimento de novas variantes que podem ser mais potentes do que a Delta" - atualmente a mais contagiosa de todas em circulação - e escaparem à proteção dada pelas atuais vacinas.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
OMS Covid-19 Organização Mundial da Saúde Tedros Adhanom Ghebreyesus saúde medicina preventiva
Ver comentários