Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

AGÊNCIA ELITE DECLARA FALÊNCIA

A Elite, agência que representa modelos como Claudia Schiffer, Naomi Campbell e Cindy Crawford, acaba de declarar falência, a fim de poder enfrentar vários processos legais.
17 de Fevereiro de 2004 às 00:00
A Elite Model Management Corp. de Nova Iorque solicitou na passada semana a protecção de falência contra credores, alegando custos crescentes em processos legais, incluindo uma acção privada contra si e contra outras filiais nos Estados Unidos, alegando que as empresas conspiraram para a fixação de comissões.
"Vamos lutar. Estamos fartos destes processos vergonhosos. Agora podemos prosseguir com os nossos assuntos", disse em comunicado Monique Pillard, fundadora da Elite NY. "Mais importante, isto permite-nos colocar em primeiro lugar as nossas modelos e os nossos 'bookers'. Afinal de contas, eles são a essência do nosso negócio", acrescentou. Além deste processo, a Elite tem pendente uma acção de mais de 4,3 milhões de euros iniciada por uma antiga funcionária que alega que o fumo passivo nas instalações da agência lhe estragou a saúde.
Para já, a Elite referiu que vai continuar a funcionar normalmente e que o processo de falência não afectará as agências na Suíça, Chicago, Los Angeles, Miami e Toronto.
Aliás, o mesmo acontece com a agência em Portugal. De acordo com a sua directora, Ana Borges, a declaração de falência constitui "uma estratégia da Elite Nova Iorque para se desvincular de processos disparatados", conforme explicou ao CM. Quanto a Lisboa, este processo "em nada nos afecta. Continuamos abertos e, inclusive, temos a modelo Rita Gonçalves, a primeira portuguesa, a trabalhar neste momento em Nova Iorque", adiantou.
30 ANOS
Linda Evangelista, Tatiana Patitz, Gisela Bundchen, Stephanie Seymour, Naomi Campbell, Claudia Schiffer e Cindy Craw-ford são apenas alguns dos rostos mais famosos das 'passerelles' internacionais lançados pela Elite, agência fundada em 1977 por Monique Pillard e John Casablancas. Actualmente, Pillard detém dez por cento da empresa enquanto os restantes 90 pertencem à Elite Model Management, com sede na Suíça. Ao longo de 30 anos, as famosas 'top models' da Elite decoraram as capas de revistas especializadas, como a 'Vogue', a 'Vanity Fair' e a 'Harpers Bazaar'. Com agências em mais de 50 países, promove anualmente concursos à procura de novos modelos femininos e masculinos, aos quais chegam a concorrer 200 mil jovens.
Ver comentários