Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Bons cavaleiros, toiros e forcados

O 47.º concurso da ganadarias de Évora levou domingo, à praça desmontável (a de alvenaria está em obras), muito público que teve ocasião de assistir a um bom espectáculo.
23 de Maio de 2006 às 00:00
António Telles, em momento especial, lidou toiros de Veiga Teixeira e de Grave. No 1.º, que recebeu o prémio de bravura, teve tarefa difícil pois o toiro revelou pouca força, caindo algumas vezes. No entanto, o toureiro distinguiu-se em dois ferros curtos, bem colocados e rematados. No seu 2.º, colocou três ferros compridos de classe e, após bregas efectuadas a preceito, deixou bem colocados os curtos, também rematados com muito saber.
Rui Salvador teve de aplicar-se na lide do toiro de Rosa Rodrigues, visto que se refugiava em tábuas, mas deu-lhe a lide adequada, deixando a ferragem colocada no sítio. No toiro de Luís Rocha (belo exemplar que ganhou o prémio de apresentação) o cavaleiro cravou dois bons compridos em sortes cambiadas e esteve seguro nos curtos com os quais selou uma boa actuação.
Havia curiosidade em ver o praticante Moura Caetano em vésperas de receber a alternativa e o jovem esteve em plano muito agradável, tanto no 3.º da tarde, de Fernandes de Castro (um grande e bravo toiro ao qual cravou boa ferragem após brega diligente e acertada), como no que encerrou a corrida, toiro bem apresentado de Luís Cabral, no qual teve ferros de bom nível e que lidou com muito à vontade. Relevo especial para o penúltimo curto. O futuro da lide à portuguesa está assegurado!
Tarde sem problemas para os forcados de Santarém, Joaquim Pedro Torres, Francisco Empis, David Romão – estes de cernelha – e Gonçalo Veloso (à 3.ª) e para os de Évora, Bernardo Patinhas (boa pega), Ricardo Cabral (a melhor pega da tarde) e Ricardo Casas-Novas (à 5.ª).
Destaque para o bandarilheiro Diogo Vicente, valor que desponta na classe e para o colorido das bandarilhas do embolador José Paulo.
Dirigido com moderação por Agostinho Borges, o espectáculo decorreu a bom ritmo.
ÉVORA (PRAÇA DESMONTÁVEL)
Data - 21 de Maio 2006
Evento - Corrida à Portuguesa
Assistência - 2000 pessoas
Director - Agostinho Borges
Cartel - A. Telles, R. Salvador e prat. Moura Caetano; forc. Santarém e Évora (concurso gan.)
Ver comentários