Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Desconfinar teatros, auditórios, espetáculos e cinemas: Horários para salas geram insatisfação

Espaços culturais reabrem no dia 19 de abril e terão de encerrar às 22h00 durante a semana e às 13h00 ao fim de semana.
Vânia Nunes 27 de Março de 2021 às 09:12
Sala de espetáculos durante a pandemia
Sala de espetáculos durante a pandemia FOTO: Ricardo Meireles
Teatros, auditórios, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir portas a partir de 19 de abril, de acordo com o plano de desconfinamento. No entanto, os programadores culturais mostram-se insatisfeitos com os horários estipulados.

A Espaço Público - Associação Profissional de Trabalhadores Culturais (que junta entidades do setor da cultura de todo o País), “propõe às autoridades competentes uma adaptação das limitações horárias dos teatros ao ritmo evolutivo do plano de desconfinamento, em consonância com o que se verifica para outras atividades”.

De acordo com a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), as salas de espetáculo passam a ter como horários de encerramento as 22h00 em dias úteis e as 13h00 ao fim de semana. Em contrapartida, estão previstos horários evolutivos, por exemplo, para restaurantes, que, a partir de 3 de maio, poderão funcionar sem limite de horários, destaca a associação.

Entretanto, a IGAC fez saber, esta quinta-feira, que “quanto ao funcionamento das salas de espetáculos e equipamentos culturais, mantêm-se em vigor as regras constantes da Orientação 028/DGS, de 28 de maio”.

Assim, terá de haver “um lugar livre entre espectadores, que não sejam coabitantes, sendo a fila anterior e seguinte com ocupação de lugares desencontrados”, o uso de máscara é obrigatório, assim como a desinfeção dos espaços entre espetáculos ou sessões, para além de outras medidas.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Desconfinar IGAC artes cultura e entretenimento covid pandemia covid-19 coronavírus
Ver comentários