Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Desfiles do Carnaval de Ovar cancelados

Opinião de não realização dos desfiles foi unânime, atendendo ao atual contexto pandémico e às medidas em vigor.
Lusa 18 de Janeiro de 2022 às 12:10
Cortejo de Carnaval em Ovar
Cortejo de Carnaval em Ovar FOTO: Paulo Novais/Lusa
Câmara Municipal de Ovar, escolas de samba e grupos carnavalescos desse município do distrito de Aveiro decidiram não realizar os tradicionais desfiles do Entrudo que estavam previstos para este ano, revelou hoje a autarquia local.

A decisão foi tomada após reuniões entre as 24 associações envolvidas no Carnaval de Ovar, forças de segurança locais, autoridades de Saúde Pública e representantes da Proteção Civil.

"A opinião de não realização dos desfiles foi unânime, atendendo ao atual contexto pandémico e às medidas em vigor, que obrigariam a uma organização complexa e a requerer uma logística quase impossível de colocar em prática", anuncia fonte do município.

Alguns grupos e escolas mostravam-se "preparados para sair à rua", mas a autarquia informa que "a larga maioria" foi da opinião de que os corsos não deveriam realizar-se.

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, pretende, mesmo assim, promover outras atividades que assinalem a data em causa, anunciando "a pintura de máscaras gigantes" e "uma programação cultural controlada", que ainda está por definir, mas cuja realização se verificará nos equipamentos municipais, "cumprindo as regras vigentes".

A perspetiva do autarca do PSD é que "a Saúde Pública está em primeiro lugar", uma vez que "a atual vaga [de covid-19] é muito contagiosa e o número de infetados no concelho tem sido elevadíssimo, com uma média diária entre 100 a 150 novos infetados -- apesar de não haver ninguém [internado] em Cuidados Intensivos".

A covid-19 provocou 5.537.051 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.334 pessoas e foram contabilizados 1.906.891 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ovar Câmara Municipal de Ovar Aveiro Saúde Pública Entrudo Portugal política autoridades locais
Ver comentários