Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Festa da Culatra e Pintar dos Reis inscritos no Património Cultural Imaterial

Manifestações populares passam agora a ter proteção legal por parte do Estado.
Miguel Azevedo 17 de Julho de 2021 às 09:55
Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes na Culatra
Cantar e Pintar dos Reis em Alenquer
Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes na Culatra
Cantar e Pintar dos Reis em Alenquer
Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes na Culatra
Cantar e Pintar dos Reis em Alenquer
A Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes da ilha da Culatra, em Faro, e o Pintar e Cantar dos Reis, muito característico de Alenquer, foram inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A festa em homenagem da Nossa Senhora dos Navegantes, na ilha da Culatra, é uma procissão de embarcações que ocorre no primeiro domingo de agosto. Começa com a retirada da imagem da padroeira da comunidade piscatória da Culatra da capela local para ser levada a bordo de uma embarcação de pesca, pela ria Formosa, até Olhão. A inclusão na lista de Património Cultural Imaterial desta tradição tinha sido proposta em 2019 pela Associação de Moradores da Ilha da Culatra.

O Pintar e Cantar dos Reis ocorre na noite de 5 para 6 de janeiro em Alenquer. Se é verdade que os cantares dos Reis ocorrem em muitas zonas do País, em várias terras do concelho de Alenquer a tradição vai mais longe, sendo também pintadas nas paredes das casas (pelos ‘riseiros’) símbolos e desejos de felicidades para o ano que começa.

A inventariação do Património Cultural Imaterial é a única forma de proteção legal destas práticas populares (as atribuições são feitas pela DGPC).

Pormenores
Teatro Dom Roberto
O Teatro Dom Roberto, teatro itinerante de marionetas, foi também inscrito no Inventário do Património Cultural Imaterial. A proposta inicial foi feita pelo Museu da Marioneta, em junho de 2015.

Lista do inventário
Até agora eram 15 as manifestações inscritas no Inventário Nacional. Entre elas estão a capeia arraiana (Sabugal), danças tradicionais da Lousa (Castelo Branco), processo de confeção de louça preta de Bisalhães (Vila Real), produção de figurado em barro de Estremoz ou os caretos de Podence.
Ver comentários