Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Filme celebra os 80 anos de palco de Eunice Muñoz

Antes de chegar às salas, a 4 de novembro, a película será apresentada no DocLisboa.
Vanessa Fidalgo 16 de Setembro de 2021 às 08:30
Eunice e Lídia Muñoz protagonizam o filme realizado por Tiago Durão que chega às salas de cinema a 4 de novembro
Eunice e Lídia Muñoz protagonizam o filme realizado por Tiago Durão que chega às salas de cinema a 4 de novembro FOTO: Pedro Catarino
O filme ‘Eunice ou Carta a uma Jovem Atriz’, que assinala os 80 anos de palco de Eunice Muñoz, vai chegar a 32 salas de cinema de todo o País a 4 de novembro. Antes disso, será exibido no festival DocLisboa.

A realização é assinada por Tiago Durão, segundo o qual o filme pretende mostrar “não só a maior atriz nacional no palco”, mas também “a mulher, a amante, a mãe, as suas memórias e a relação cúmplice com a neta, Lídia Muñoz”, que também é atriz, e a quem “passa o testemunho”.

“Ao fim de 80 anos de palco, rodeada de atores, de cenários, de gente do teatro, decidi que estava na altura de passar, orgulhosamente, o testemunho, à minha neta Lídia e quis por minha manifesta vontade registá-lo pela lente do Tiago, que gosta de chamar a este filme um lugar de memória”, afirmou a atriz, que aos 93 anos continua em cena, atualmente com o espetáculo ‘A Margem do Tempo’.

Um filme que um dia será mostrado ao bisneto Amadeu, que cresce no ventre de Lídia Muñoz e tem nascimento previsto para outubro, e a todas as gerações vindouras. “Um legado que é um grande orgulho, mas também um grande peso e responsabilidade”, afirmou Lídia Muñoz, que há uma década se mudou para casa da avó, para a apoiar. O lar das duas atrizes foi cenário de várias cenas do filme. Além de Eunice e de Lídia Muñoz, a película conta com a participação de Ruy de Carvalho no prólogo e de Luís Miguel Cintra, a dar voz à poesia de António Barahona da Fonseca, ex-companheiro de Eunice.

Os lucros de bilheteira serão integralmente doados à Casa do Artista.
Tiago Durão Carta Eunice Muñoz País Jovem Atriz Lídia Muñoz artes cultura e entretenimento cinema
Ver comentários