Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Filme ‘Titane’ vence prémio Palma de Ouro

Julia Ducournau é a segunda mulher a ganhar prémio máximo.
Sónia Dias 18 de Julho de 2021 às 09:41
Agathe Rousselle é a protagonista de ‘Titane’, o vencedor da 74ª edição do Festival de Cannes
Agathe Rousselle é a protagonista de ‘Titane’, o vencedor da 74ª edição do Festival de Cannes FOTO: Direitos Reservados
Foi por acidente que o cineasta norte-americano Spike Lee, presidente do júri do 74º Festival Internacional de Cinema de Cannes, anunciou este sábado a Palma de Ouro para o filme ‘Titane’, da francesa Julia Ducournau.

Esta torna-se assim na segunda mulher a ganhar o prémio máximo da competição (após Jane Campion, em 1993, por ‘O Piano’).

Spike Lee começou por anunciar o grande vencedor do festival, categoria que geralmente é reservada para o final da cerimónia, dando a vitória a ‘Titane’ (em português ‘Titânio’). O filme marca o regresso da realizadora que agitou Cannes em 2016 com ‘Raw’, sobre uma estudante vegetariana que é forçada a comer carne pela primeira vez, o que desperta os seus instintos canibais.

Neste seu novo filme, Ducournau volta a dividir público e crítica, com direito a náuseas e muitos aplausos, ao contar a história de Alexia (Agathe Rousselle), que tem uma placa de titânio implantada no cérebro, é apaixonada por carros (faz sexo com eles) e é uma serial killer.

O prémio de melhor ator foi para o americano Caleb Landry Jones, com ‘Nitram’, sobre o massacre australiano de Port Arthur. Já a norueguesa Renate Reinsve venceu na categoria feminina, pelo seu desempenho em ‘The worst person in the world’.

O Grande Prémio do Júri foi para ‘A Hero’, do iraniano Asghar Farhadi, e ‘Compartment N. 6’, do finlandês Juho Kuosmanen. Já o Prémio do Júri foi para ‘Ahed’s Knee’, do israelita Nadav Lapid, e para ‘Memoria’, do tailandês Apichatpong Weerasethakul.
Ver comentários