Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Francisco Nicholson homenageado no Parque Mayer

A 28 de Maio – e depois de mais uma sessão da Revista à Portuguesa ‘Agarra que é Honesto!’, em cena no Teatro Maria Vitória, no Parque Mayer – a equipa de Hélder Freire Costa vai homenagear o autor e encenador do espectáculo, Francisco Nicholson, por ocasião dos seus 50 anos de carreira.
20 de Maio de 2010 às 20:47
Francisco Nicholson é autor e encenador da nova Revista do Maria Vitória: 'Agarra que é Honesto!'
Francisco Nicholson é autor e encenador da nova Revista do Maria Vitória: 'Agarra que é Honesto!' FOTO: d.r.

Nascido em 1938, Francisco Nicholson estreou-se como actor e autor na Companhia do Gerifalto (sediado no Teatro Monumental), mas nos anos seguintes integrou o elenco de várias estruturas de produção, como a Companhia Nacional de Teatro, o Teatro da Trindade e o Teatro Estúdio de Lisboa.

 

Homem de múltiplos talentos, tornou-se popular graças à Revista à Portuguesa, trabalhando em teatros como o ABC e o Adoque, ao lado de estrelas como Ivone Silva, Irene Cruz, Henriqueta Maia ou Manuela Maria.

 

Também fez televisão. Ficaram na memória dos espectadores programas como ‘Riso e Ritmo’ (com Armando Cortez e José Mensurado) ou, posteriormente, o ‘Canto Alegre’. 

Como autor, assinou a telenovela ‘Vila Faia’, vários argumentos de cinema e venceu por três vezes a Grande Marcha de Lisboa.

Ver comentários