Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

‘História de Portugal à la Carte’: António Botto Quintans lança livro

António Botto Quintans pôs os reis de Portugal a conviver com figuras da atualidade.
Vanessa Fidalgo 19 de Outubro de 2021 às 08:35
O sentido de humor e de escândalo de um escritor que gosta de História mas, acima de tudo, gosta de rir, deram origem a ‘História de Portugal à la Carte’. O novo livro de António Botto Quintans foi esta segunda-feira apresentado no El Corte Inglés, em Lisboa.

António Botto Quintans não deu uma aula de História mas mostrou rapidamente ao que vinha: falar de um livro em que o passado se cruza com a ficção, e os reis de Portugal - sem saberem como nem porquê - acabam atropelados por figuras mediáticas da atualidade. D. Afonso IV vê-se na Casa da Mariquinhas, D. Dinis assina um tema que vence o Festival da Canção, D. Manuel I escapa à Covid-19 mas vê-se a braços com a síndrome Cristina Ferreira, e outros episódios que facilmente desataram as gargalhadas de quem estava presente. Cumpriu-se o objetivo.

Ninguém diria, mas o bem humorado livro nasceu em plena pandemia. “Em vez de me levar para a fraqueza, o vírus estimulou-me a procurar coisas positivas e a querer rir. Como sempre gostei de história e escrever este livro acabou por ser algo natural”, afirmou o autor.

‘História de Portugal à La Carte’ é uma obra da coleção Livros CMTV, resultado de uma parceria do grupo Cofina (que detém o CM e a CMTV) com a editora Guerra e Paz. “É um livro muito bem disposto e é uma forma ligeira, mas muito bonita, de tratar a história de Portugal”, afirmou, por seu turno, Manuel S. Fonseca, da editora.
Ver comentários