Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Irmãos Wachowski voltam aos lucros

Desde o fim da saga ‘Matrix’ que os filmes da autoria dos dois realizadores eram fracassos de bilheteira.
Duarte Faria 13 de Junho de 2015 às 22:12
A película que devolveu o sucesso à dupla de irmãos realizadores
A película que devolveu o sucesso à dupla de irmãos realizadores FOTO: D.R.
Desde o fim da saga ‘Matrix’ que os irmãos Wachowski não faziam um filme que desse lucro. Mas a tendência mudou com a mais recente aposta de Andy e Lana, ‘Ascensão de Júpiter’, que estreou em fevereiro deste ano.

Protagonizado por Channing Tatum e Mila Kunis, a longa- -metragem custou mais de 166 milhões de euros e, até ao momento, já rendeu perto de 172 milhões. Contas feitas, um lucro de 6 milhões de euros. Um resultado que pouco mais serve para fazer face às despesas de produção e promoção do filme.

Nos últimos oito anos, a dupla de realizadores somou fracassos atrás de fracassos e perdeu mais de 40 milhões de euros. Em 2008, estreou ‘Speed Racer’, o primeiro filme de Andy e Lana depois da trilogia de ficção científica ‘Matrix’ (que rendeu uns significativos 1,1 mil milhões de euros). A película teve um orçamento de cerca de 107 milhões, mas só rendeu 84 milhões em bilheteira (um prejuízo de 23 milhões). Depois, em 2012, a aposta dos irmãos foi ‘Cloud Atlas’. A película custou 134 milhões de euros, no entanto, rendeu apenas 116 milhões (um prejuízo de 18 milhões de euros).

A inabilidade dos Wachowski para fazer dinheiro levou a Warner Bros, produtora responsável pelas longas-metragens da dupla, a pôr um ponto final na relação com Andy e Lana.
Wachowski Andy Lana Ascensão de Júpiter Channing Tatum Mila Kunis Speed Racer Cloud Atlas Warner Bros