Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Leilão de arte com receitas recorde

Um leilão de obras de arte contemporânea realizado pela Christie's em Nova Iorque gerou um recorde mundial de receitas.

 

16 de Maio de 2013 às 09:24
‘Mulher com chapéu de sol e flores’, uma interpretação de Roy Lichtenstein do retrato cubista de Pablo Picasso
‘Mulher com chapéu de sol e flores’, uma interpretação de Roy Lichtenstein do retrato cubista de Pablo Picasso FOTO: Direitos reservados

Segundo informou a casa de leilões britânica, o leilão organizado na noite de quarta-feira alcançou um volume de receitas de cerca de 500 milhões de dólares (cerca de 390 milhões de euros).

Cerca de 94 por cento das obras levadas a leilão foram vendidas por um total de 495 milhões de dólares (cerca de 385 milhões de euros), precisou a Christie's.

Durante a venda de obras de arte, dois quadros dos norte-americanos Roy Lichtenstein e Jean-Michel Basquiat registaram recordes de venda para ambos os artistas.

‘Mulher com chapéu de sol e flores’, uma interpretação de Lichtenstein do retrato cubista de Pablo Picasso, foi vendido por 50 milhões de dólares (cerca de 39 milhões de euros). Uma obra de Jean-Michel Basquiat, ‘Dustheads’, foi transacionada por 48,8 milhões de dólares (cerca de 38 milhões de euros).

Outra das obras que mais renderam no leilão realizado pela Christie's em Nova Iorque foi o quadro ‘Number 19’, de Jason Pollock, rematado por 58,3 milhões de dólares (cerca de 45 milhões de euros).

Leilão Christie's recorde Nova Iorque Roy Lichtenstein Jean-Michel Basquiat
Ver comentários