Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Letreiro de Hollywood vai para obras

É o símbolo de Hollywood e não há ninguém que admire o mundo do cinema que não o conheça. Agora, o célebre letreiro do Monte Lee, em Los Angeles, vai sofrer obras e uma nova pintura. Objectivo? Celebrar os seus 90 anos que se assinalam em 2013.
2 de Outubro de 2012 às 11:36
Haverá ainda um tratamento para evitar a corrosão do letreiro, que inclui uma limpeza de cada uma das letras, que medem 14 metros cada
Haverá ainda um tratamento para evitar a corrosão do letreiro, que inclui uma limpeza de cada uma das letras, que medem 14 metros cada FOTO: d.r.

A renovação das letras de ‘Hollywood’, que arrancou nesta terça-feira, é a maior registada nos últimos 35 anos e vai exigir 1500 litros de tinta branca para recolorir o símbolo.

Haverá ainda um tratamento para evitar a corrosão do letreiro, que inclui uma limpeza de cada uma das letras, que medem 14 metros cada.

A organização que gere o símbolo de Hollywood, a Hollywood Sign Trust, fez ainda saber que as obras vão durar entre oito a dez semanas.

Erguido em 1923, o letreiro inicial tinha inscrito ‘Hollywoodland’ e foi uma manobra de marketing para promover a região, na altura em ebulição imobiliária.

O placard perdeu o ‘land’ em 1949 e, ao longo das décadas, tem sido alvo de algumas acções de restauro.

Foi o caso da renovação da letra ‘O’, operada em 1978, conseguida graças aos 250 mil dólares doados por gente famosa como o músico Alice Cooper.

Já em 2010 coube ao patrão da 'Playboy', Hugh Hefner, salvar a placa: doou 900 mil euros para assegurar a viabilidade das letras emblemáticas.

O
importante contributo foi anunciado em entrevista por Arnold Schwarzenegger, na altura governador do Estado californiano. Já Hefner disse em comunicado: "O letreiro é a Torre Eiffel de Hollywood. Fico contente por ajudar a preservar um marco cultural tão importante."

Tudo se deveu às dificuldades da Hollywood Sign Trust para juntar o valor para a compra do terreno, de forma a preservar as letras monumentais, ameaçadas há dois anos por um novo projecto imobiliário.

hollywood letreiro placa cinema letras monumento restauro
Ver comentários