Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Linda de Suza sem dinheiro

Radicada em França, artista diz que os serviços não contabilizaram oito anos dos descontos que fez quando ali trabalhava como doméstica.
Sandra Rodrigues dos Santos 19 de Janeiro de 2015 às 09:15
Relembre o 'Tiroli Tirola' de Linda de Suza

A cantora portuguesa Linda de Suza, celebrizada nos anos 80 com a canção ‘Mala de Cartão’, que foi também o título de um livro biográfico, afirma ter perdido tudo e nem tem dinheiro para comprar comida para o cão. E acusa a segurança social francesa de ter perdido oito anos deregistos dos seus descontos.

"Cheguei a França em 1970 e até 1978 trabalhei como doméstica, fiz os meus descontos e depois tornei-me artista, mas agora os serviços dizem que só cheguei a França em 1979, dão-me um novo número no título de residência e dizem que nessa altura eu tinha uma profissão liberal", contou Linda de Suza, de 66 anos, à rádio RTL.

A artista afirmou receber apenas 400 euros de reforma. "Vendi milhões de livros e de discos, mas não tenho nada, nem dinheiro para comprar comida para o meu cão", diz, esclarecendo que tem apenas a casa onde vive e um carro. Esta não é a primeira vez que Linda de Suza se queixa de ter perdido tudo. Em 2010, a cantora acusou os antigos produtores de lhe terem roubado uma fortuna e de a terem deixado na penúria.

Nascida em Beja, Linda de Suza deixou Portugal ilegalmente nos anos 70 para fugir à pobreza e tornou-se numa cantora de grande sucesso em França. 

Ver comentários