Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Maria Teresa Horta lança 'A Dama e o Unicórnio'

O livro de poesia ‘A Dama e o Unicórnio’, de Maria Teresa Horta, é apresentado esta quinta-feira, ao final da tarde, no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, pela catedrática de literatura Vanda Anastácio.

31 de Outubro de 2013 às 15:58
A nova obra de Maria Teresa Horta inspira-se na série de tapeçarias 'La Dame à la Licorne' patentes no Museu de Cluny, em França
A nova obra de Maria Teresa Horta inspira-se na série de tapeçarias 'La Dame à la Licorne' patentes no Museu de Cluny, em França FOTO: D.R.

A obra, ilustrada com reproduções da série de tapeçarias ‘La Dame à la Licorne’, patentes no Museu de Cluny, em França, inclui um CD com a cantata profana de António de Sousa Dias, sobre o poema de Maria Teresa de Horta que dá título ao livro, que também surge gravado, dito pela atriz Ana Brandão.

O livro, editado pelas Publicações D. Quixote, inclui 72 poemas divididos em oito cantos: ‘Arte e Ofício’, ‘As Personagens’, ‘As Tapeçarias’, ‘O Mito’, ‘À mon seul désir’, ‘A Sedução’, ‘Posse’ e ‘A Eternidade’.

Maria Teresa Horta, ao escrever inspirada nas tapeçarias que foram descobertas em 1841 no castelo de Boussac, em França, passa a integrar uma galeria de autores que se inspiraram nelas para escrever, nomeadamentem George Sand, Jean Cocteau, Honoré Balzac, Marina Tsvetaieva, Hilda Doolitle e Rainer Maria Rilke.

Cultura Maria Teresa Horta Poesia 'A Dama e o Unicórnio'
Ver comentários