Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Morreu o cantor Armando Gama. Tinha 67 anos

Músico venceu o Festival da Canção em 1983.
Correio da Manhã 17 de Janeiro de 2022 às 10:45
Armando Gama
Armando Gama
Armando Gama
Armando Gama
Armando Gama
Armando Gama
Morreu durante a madrugada desta segunda-feira o músico e cantor Armando Gama, avançou ao CM fonte próxima da família. Armando Gama venceu o Festival da Canção em 1983 com a canção "Esta Balada Que Te Dou".

A sua carreira no mundo musical começou quando era uma criança. Com cerca de cinco anos já tocava harmónica para a família. Com o passar dos anos iniciou os estudos em acordeão e passou depois para a guitarra. Em 1970 formou a sua primeira banda, os LoveBirds.



Esteve na origem de grupos como os icónicos Tantra ou o duo Sarabanda. Acabou por assinar contrato com a editora Poly Gram a convite de Tozé Brito e participou no Festival da Canção em 1980 com a música "Made In Portugal". Em 1983 regressa ao Festival da Canção e vence com a música "Esta Balada Que Te Dou". 

Em janeiro de 2020, o músico acabou por ser detido por crime de violência doméstica. A ex-companheira, Barbara Barbosa, denunciou um alegado clima de coação psicológica a que o companheiro a sujeitava.

A ex-mulher, Valentina Torres, reagiu através de uma publicação nas redes sociais.



Também a cantora Ágata reagiu através de uma publicação no Facebook à morte do artista.

Marcelo lamenta morte e recorda êxito "Esta balada que te dou"
O Presidente da República lamentou hoje a morte do cantor e compositor Armando Gama, também produtor, recordando o seu êxito "Esta balada que te dou", com a qual venceu o Festival da Canção em 1983.

Armando Gama morreu hoje de madrugada, aos 67 anos, no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, onde se encontrava internado.

Numa mensagem de pesar publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, apresenta condolências à família de Armando Gama.

Na nota, refere-se que Armando Gama, "nascido em Luanda, veio para Portugal em 1974, tornando-se uma figura do rock progressivo com os Tantra".

"Produziu discos de diversos artistas da música popular portuguesa e gravou, em duo ou a solo, alg

Armando Gama questões sociais
Ver comentários