Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Natal é tema para emissão de selos e moedas

Há mais de meio século que as administrações postais começaram a editar selos e peças filatélicas dedicados à quadra natalícia, e hoje são milhões os colecionadores desta temática em todo o Mundo.

22 de Dezembro de 2013 às 23:41
Moeda de Natal emitida pela Casa de Moeda da Austrália, reproduzindo duas velas festivas cercadas de azevinho e a inscrição 'Merry Christmas 2013'
Moeda de Natal emitida pela Casa de Moeda da Austrália, reproduzindo duas velas festivas cercadas de azevinho e a inscrição 'Merry Christmas 2013' FOTO: D.R.

Com as novas tecnologias implementadas, também as Casas de Moeda aproveitam esta temática para a cunhagem de moedas com símbolos natalinos.

A Alemanha cunhou recentemente uma moeda original de dois euros que apresenta no anverso a obra ‘The Nativity’, do pintor italiano Lourenzo di Credi. Na outra face, apresenta o valor da moeda, e o tradicional mapa dos países aderentes à moeda única.

Já a Casa da Moeda da Austrália ‘Pert Mint’ escolheu para reproduzir no anverso da excelente moeda de um dólar duas velas festivas cercadas de azevinho encimadas com a inscrição Feliz Natal. Na outra face apresenta a efígie da Rainha Isabel II, desenho de Ian Rank-Broadley e o valor da moeda corrente.

Os Correios de Portugal, que desde 1974 emitem selos dedicados ao Natal, escolheram para a emissão natalícia de 2013, composta por seis selos e um corporate, a reprodução de Presépios de vários materiais existentes em diversos museus do País.

A administração postal dos EUA editaram o tradicional selo de Natal, este ano reproduz a imagem da pintura de Jan Gossaert com o título ‘Madona e a Criança’, quadro datado de 1531, que pertence ao acervo do Museu de Arte de Cleveland.

Já os correios belgas emitiram dois selos no valor de 1 euro cada, com desenhos de Virginia Suriano e Dries Bastiaensen, que reproduzem o tradicional presépio e os três reis magos nos seus camelos na caminhada para o presépio.

Por último, a Nova Zelândia lançaram um conjunto de cinco selos que registam o dia a dia das festas natalícias, como o tradicional almoço de Natal, a decoração da árvore, o tradicional jogo de cricket após o almoço e as canções de Natal.

Mais de uma centena de selos e peças filatélicas que vão acrescer as coleções filatélicas, e agora as de numismática dedicadas à temática do Natal.

Cultura Colecionismo
Ver comentários