Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Novo Super-Homem é bissexual e preocupado com questões sociais e ambientais

A nova banda desenhada da DC Comics chega aos leitores em novembro.
Vanessa Fidalgo 13 de Outubro de 2021 às 08:50
Filho do mítico Clark Kent beija boca de outro jovem, um jornalista chamado Jay Nakamura
Filho do mítico Clark Kent beija boca de outro jovem, um jornalista chamado Jay Nakamura FOTO: D.R.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... e os super-heróis também. O novo Super-Homem vai ser bissexual e empenhado em questões sociais e ambientais, como as alterações climáticas. A nova banda desenhada da DC Comics será lançada em novembro, anunciou esta terça-feira a editora norte-americana, para quem “John Kent encontrou a sua identidade”.

Em comunicado, o autor da banda desenhada, Tom Taylor, explica a opção: “todos precisam de heróis e têm o direito de se verem representados neles”. O texto é ilustrado por uma imagem onde o filho do mítico Clark Kent beija na boca outro jovem, um jornalista chamado Jay Nakamura. Taylor sublinha que a personagem sempre foi símbolo de “esperança, verdade e justiça” e que “hoje mais pessoas se podem reconhecer no super-herói mais poderoso da banda desenhada”.

Outra das novidades desta nova série é o facto de John Kent ser um herói muito envolvido no combate às injustiças sociais, as alterações climáticas ou a crise dos refugiados. Esta não é a primeira vez que os ‘comics’ norte-americanos procuram sintonizar-se com as mudanças sociais, fazendo referência a novas tecnologias, à ciência ou criando versões infantis.

Nascido nos anos 30
O Super-Homem nasceu pelas mãos dos desenhadores Joe Shuster e Jerry Siegel. Surgiu pela primeira vez na revista ‘Action Comics #1’, em 1938.

Pedagogia na Bósnia
Em 1996, a pedido das Nações Unidas, o governo norte-americano distribuiu meio milhão de revistas do super-herói a crianças da Bósnia, para as ensinar a evitar os três milhões de minas herdadas da guerra civil.

Presidente dos EUA
Numa história de 1991, o Super-Homem foi presidente dos Estados Unidos da América.



Super-Homem John Kent DC Comics Tom Taylor Bósnia política questões sociais artes cultura e entretenimento
Ver comentários