Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Portimão volta a receber a World Press Photo

A World Press Photo (WPP) abre as portas hoje e fica patente até 8 de Agosto, no Museu Municipal de Portimão. A maior exposição de fotojornalismo do mundo pode ser visitada entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.
16 de Julho de 2010 às 00:30
Portimão volta a receber a World Press Photo
Portimão volta a receber a World Press Photo FOTO: DR

A mostra conta com 179 imagens de 62 fotógrafos profissionais, de 22 nacionalidades. As imagens que se encontram patentes estão divididas em diversas categorias que mostram acontecimentos importantes do passado ano de 2009, em áreas como os conflitos mundiais, eventos desportivos, notícias genéricas, pessoas e artes, em diversos pontos do mundo.

A WPP é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. O objectivo é promover o fotojornalismo e a liberdade de informação.

No ano passado, foram 5847 os fotógrafos de 128 países que participaram na World Press Photo. A mostra contou com mais de 100 mil imagens, tendo sido premiadas 300.

Nesta edição, o fotógrafo italiano Pietro Masturzo alcançou o maior prémio, com uma imagem captada no Irão, em Junho de 2009. A imagem retrata um grupo de mulheres a gritar do terraço de um prédio em protesto contra o regime de Teerão. Uma imagem que marcou o início de uma grande história, segundo o júri internacional da WPP.

Ver comentários