Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Portugal em destaque no Festival Internacional de Cinema de Terror

Fantasmas da Guerra Colonial vão andar pelo 15º MOTELX, que arranca terça-feira.
Miguel Azevedo 6 de Setembro de 2021 às 08:32
/fotospublicadas/Fotos/2-13760381 (11140528) (Milenium)
/fotospublicadas/Fotos/2-13760381 (11140528) (Milenium) FOTO: Pedro Zenkl
É com forte destaque para o cinema português e para os fantasmas da Guerra Colonial que arranca esta terça-feira, no cinema São Jorge, a 15ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Das produções nacionais, referência para ‘Um Fio de Baba Escarlate’, de Carlos Conceição, que será exibido na quarta-feira, incluído na competição de melhor longa-metragem europeia, onde se exibem ainda as curtas ‘O Lobo Solitário’, de Filipe Melo, e ‘A terra do Não Retorno’, de Patrick Mendes.

Na competição de melhor longa-metragem europeia, com oito filmes, destaque para ‘The Deep House’, da dupla Alexandre Bustillo e Julien Maury, sobre uma casa assombrada debaixo de água.

Nesta edição, a secção Quarto Perdido - O Coração das Trevas Português é dedicada à trilogia inacabada do Ultramar, com ‘Inferno’ e ‘Purgatório’, de Joaquim Leitão e produção de Tino Navarro.

No ano em que se assinalam 60 anos do início da Guerra Colonial, este é “um momento também para perceber não só esses fantasmas, mas também por que não há mais adaptações sobre esse momento trágico, mas que pode inspirar uma série de filmes”, diz Pedro Souto, da direção do festival.

pormenores
Filme de abertura
A abrir o festival, será exibido terça-feira, em antestreia, o filme ‘The Green Knight’, de David Lowery, protagonizado pelo ator britânico Dev Patel.

Mulheres assassinas
O programa terá uma retrospetiva intitulada ‘Fúria Assassina - Mulheres Serial Killer’, contando, entre outros, com ‘Condessa Sangrenta’, de Julie Delpy, e ‘Monster’, com Charlize Theron.

20 mil a assistir
Com mais de 70 filmes, o festival encerra dia 13. Apesar da pandemia, são esperadas cerca de 20 mil espectadores.

Ver comentários