Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Psiquiatra Daniel Sampaio conta luta contra "vírus terrível" da Covid-19 em relato de sobrevivência

Irmão de Jorge Sampaio tem novo livro onde conta os cinquenta dias no hospital, onde chegou a estar em coma induzido.
Lusa 21 de Setembro de 2021 às 17:59
FOTO: Vítor Mota
Cinquenta dias no hospital, um coma induzido e um encontro com um "vírus terrível" deram ao psiquiatra Daniel Sampaio munição para escrever um livro sobre uma experiência comum a milhares de portugueses internados com casos graves de covid-19.

"Relato de um sobrevivente", que será apresentado na quarta-feira, é simultaneamente um diário que cobre dois meses entre janeiro e março deste ano - da suspeita de contágio ao regresso a casa - uma defesa do Serviço Nacional de Saúde e da importância de contar com o apoio da família numa situação em que se está praticamente isolado do mundo.

O psiquiatra de 74 anos, autor de livros como "Ninguém morre sozinho" e "A Razão dos avós", salienta que é também uma demonstração da necessidade de usar todas as forças que cada um tem, às vezes sem saber como: "às vezes apetece-nos desistir, mas temos que fazer uso dessa capacidade interna para superar a doença, porque há momentos de esperança e momentos de grande desânimo, sobretudo porque o progresso é muito lento" afirma em entrevista à agência Lusa.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Daniel Sampaio Covid-19 questões sociais saúde política governo (sistema) executivo (governo)
Ver comentários