Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Quadro de Basquiat vandalizado em museu de Paris

Um quadro de Jean-Michel Basquiat integrado na retrospectiva patente no Museu de Arte Moderna de Paris foi riscado com um marcador, provavelmente por um visitante.
11 de Novembro de 2010 às 12:05
‘Cadillac Monn 1981’ terá sido vandalizado apesar de fortes medidas de segurança do museu
‘Cadillac Monn 1981’ terá sido vandalizado apesar de fortes medidas de segurança do museu FOTO: d.r.

A direcção do museu apresentou na quarta-feira uma denúncia por vandalismo e degradação de uma obra de arte, depois de ter descoberto riscos em ‘Cadillac Monn 1981’, um dos quadros do artista norte-americano de origem porto-riquenha e haitiana, nascido em 1960 em Nova Iorque, onde morreu em 1988 de overdose.

Fontes do gabinete do presidente da Câmara de Paris, que tutela o Museu, disseram ao diário ‘Le Parisien’ ter sido um restaurador que verifica regularmente as obras que se apercebeu dos danos que poderão ter sido causadas por "um visitante nesse dia".

O quadro foi retirado imediatamente da exposição que já foi visitada por 65 mil pessoas desde que abriu, a 15 de Outubro.  

O incidente ocorreu apesar de o dispositivo de segurança do museu ter sido reforçado: 43 pessoas suplementares juntaram-se às 100 habituais e  foram colocados detectores em alguns quadros para tornar perceptível quem se aproximava demasiado das obras.  

A segurança do museu foi reforçada por esta ser a primeira grande exposição dedicada àquele artista afro-americano.  

O museu conta com vários episódios de roubos: Na noite de 19 para 20 de Maio último,  cinco quadros de Picasso, Matisse, Braque, Léger e Modigliani desapareceram e ainda não foram encontrados.  

Desde esse roubo, que pôs em evidência falhas no sistema de protecção face ao risco de roubos, verificou-se que os alarmes e de câmaras de filmar não estavam a funcionar nessa noite.  

Quadro Basquiat Roubo Vandalizado Paris Museu
Ver comentários