Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Quadro de Paula Rego avaliado em 500 mil euros vai a leilão

Um quadro de Paula Rego, que a pintora portuguesa ofereceu a um amigo em 1994, e que nunca exposto publicamente, vai nesta quarta-feira a leilão em Londres, com uma avaliação de cerca de meio milhão de euros.
13 de Fevereiro de 2013 às 08:38
O quadro 'Good Dog', da pintora portuguesa Paula Rego
O quadro 'Good Dog', da pintora portuguesa Paula Rego FOTO: D.R.

‘Good Dog' (‘Bonito cão'), de 1994, é uma tela pintada a pastel que mostra uma figura humana sentada no chão, a olhar para o céu estrelado, com duas ovelhas ao fundo.

 

Segundo as notas do catálogo da leiloeira Christie's, o quadro foi um presente de Paula Rego a um "amigo próximo", no natal de 1994, após a conclusão da série ‘Dog Woman' (‘Mulher Cão'), que retrata mulheres em posições animalescas.

 

Este conjunto de trabalhos é, segundo a própria pintora, uma homenagem da artista ao marido, o também pintor Victor Willing, falecido em 1988, e tornou-se especialmente apreciado por colecionadores, tendo outro quadro da série, ‘Baying', sido arrematado, em 2008, por 558 100 libras, num leilão da Sotheby's.

 

A diretora de vendas noturnas da Christie's, Dina Amin, espera um interesse elevado por esta obra que, durante quase 19 anos, ficou em ambiente privado, fora dos catálogos, livros ou exposições de Paula Rego.

 

A avaliação do quadro situa-se entre as 380 mil e as 450 mil libras (cerca de 440 mil a 522 mil euros).

 

Na mesma noite vai a leilão outra obra da pintora portuguesa, ‘Hyacinth - Reclining Hippo from Walt Disney's Fantasia', de 1995, avaliado entre as 400 mil e as 600 mil libras (perto de 464 mil a cerca de 695 mil euros).

 

Este é um retrato grotesco de uma bailarina, sentada numa cadeira, abordagem da pintora portuguesa ao filme ‘Fantasia', de Walt Disney.

 

O leilão de Arte do Pós-guerra e Contemporânea, de terça-feira à noite, é composto 30 obras, com destaque para Gerhard Richter, Jean-Michel Basquiat, Peter Doig, Francis Bacon, David Hockney, Andy Warhol, Lucio Fontana e Damien Hirst.

Paula Rego Leilão Londres milhão
Ver comentários