Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Reabertura dos cinemas contou com mais de quatro mil espectadores em perto de 330 salas

Exibidoras reportaram cerca de 27 mil euros de receita de bilheteira na segunda-feira.
Lusa 21 de Abril de 2021 às 13:39
Sala de cinema
Sala de cinema FOTO: Getty Images
Pelo menos 4.761 espectadores foram ao cinema na segunda-feira, dia de reabertura das salas, seguindo o plano de desconfinamento em tempo de pandemia, revelou à agência Lusa fonte do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Segundo o ICA, que reúne estatística regular sobre a exibição cinematográfica no país, as exibidoras reportaram cerca de 27 mil euros de receita de bilheteira na segunda-feira, mas nem todas as salas reabriram portas.

Das 561 salas de cinema existentes no país, e o ICA indica que, na reabertura, obteve dados de bilheteira de 333 salas, entre independentes e recintos multiplexes, localizados sobretudo em centros comerciais.

Seguindo o plano de desconfinamento, na segunda-feira reabriram os teatros, as salas de cinema e de espetáculos na generalidade do território nacional, exceto nos concelhos de Moura, Odemira, Portimão, Rio Maior, Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela, onde a situação de risco pandémico da covid-19 é mais elevada.

Embora as estreias cinematográficas sejam habitualmente à quinta-feira, muitas exibidoras decidiram antecipar para segunda-feira a estreia em sala de vários filmes, entre os quais um dos que tem conquistado mais prémios e que é favorito aos Óscares: "Nomadland - Sobreviver na América", da cineasta sino-americana Chloé Zhao.

O funcionamento das salas de cinema nesta reabertura é nos mesmos moldes aquando do encerramento, com obrigatoriedade de uso de máscara, de distanciamento, de higienização dos espaços e de definição de circuitos de circulação.

Quanto aos horários de funcionamento, segundo a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), as salas de espetáculos, cinemas, auditórios e teatros terão de encerrar às 22:30, durante a semana, e, às 13:00, aos fins de semana.

Segundo o ICA, com a pandemia da covid-19, a exibição cinematográfica em Portugal sofreu, em 2020, uma quebra de 75,55% em audiência e em receitas face a 2019, para um total de apenas 3,77 milhões de espectadores e 20,4 milhões de euros.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
ICA Instituto do Cinema e do Audiovisual artes cultura e entretenimento cinema
Ver comentários