Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Teresa Salgueiro e Gaiteiros de Lisboa atuam em abril nos "Caminhos" do Médio Tejo

Pedro Joia, Helder Moutinho ou Bruno Pernadas também passam por seis concelhos do Ribatejo.
28 de Fevereiro de 2018 às 09:44
Teresa Salgueiro debutou na música em 1986 como a voz dos Madredeus
Teresa Salgueiro canta ‘La Serena’ no largo
Teresa Salgueiro debutou na música em 1986 como a voz dos Madredeus
Teresa Salgueiro canta ‘La Serena’ no largo
Teresa Salgueiro debutou na música em 1986 como a voz dos Madredeus
Teresa Salgueiro canta ‘La Serena’ no largo
O programa cultural "Caminhos", que acontece em 13 municípios do Médio Tejo, vai levar em abril a seis destes concelhos espetáculos com nomes da música como Teresa Salgueiro, Gaiteiros de Lisboa, Pedro Joia, Helder Moutinho ou Bruno Pernadas.

A programação desta iniciativa cultural em rede, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), é apresentada esta quarta-feira à tarde no 'stand' da Entidade Regional de Turismo do Centro, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Iniciado em 2017, o programa marca três momentos do ano, a primavera, com temáticas associadas às linhas férreas (Caminhos do Ferro), o verão, com os leitos dos rios a servirem de tema para os Caminhos da Água, e o outono, dedicado aos Caminhos da Pedra (estradas), levando espetáculos de música, teatro, dança, circo contemporâneo e percursos artísticos em itinerância por vários concelhos, na sua maioria do distrito de Santarém.

Os "Caminhos do Ferro" vão acontecer em abril, este ano com a programação concentrada em dois fins de semana (12 a 15 e 20 a 22), levando a Abrantes, Constância, Entroncamento, Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha (distrito de Santarém) a música de Teresa Salgueiro, dos Gaiteiros de Lisboa, de Pedro Joia, Helder Moutinho, Bruno Pernadas e Castello Branco (música popular brasileira).

O secretário executivo da CIMT, Miguel Pombeiro, disse à Lusa que, além da música, a programação desta primeira etapa dos "Caminhos" inclui espetáculos de teatro e eventos de rua que trarão à região o grupo de teatro de rua espanhol El Carromato e um grupo francês, mantendo-se os percursos artísticos desenvolvidos por artistas como Marina Palácio e Lara Soares, entre outros.

Os eventos decorrem em vários espaços, ligando os espetáculos ao património e ao turismo, para criar "percursos culturais no território", que na primeira edição, em 2017, envolveram "milhares de pessoas", entre visitantes e elementos da comunidade, em particular escolas e associações, em 160 ações culturais, afirmou.

Se em 2017 as ações decorreram de quarta-feira a domingo, a edição deste ano vai concentrar a programação aos fins de semana, sendo o acesso aos espetáculos gratuito, adiantou.

Com um financiamento comunitário global da ordem dos 750.000 euros para três anos, sendo a componente nacional assumida pelos municípios onde decorrem os eventos, "a ambição é que esta primeira experiência possa criar raízes" e permitir que o conceito de organização em rede possa prosseguir, disse.

A apresentação dos "Caminhos 2018 - Programação Cultural em Rede" é uma das ações programadas pela CIMT na BTL, estando agendadas para esta quarta-feira as apresentações das iniciativas Fátima - Tomar Stayover, Wakeboard Médio Tejo - Wakeboard para Todos, Festival das Grandes Rotas (Constância), Zêzere Artes (Tomar), Centro de Interpretação Templário - Almourol (Vila Nova da Barquinha), Projeto de Valorização das Grutas de Lapas (Torres Novas) e Rota Carmelita (Ourém), além da degustação de produtos regionais.

No sábado será apresentado e realizado um tapete de flores ao vivo, para divulgação dos eventos de Páscoa do Sardoal, haverá uma sessão de divulgação das Pomonas Camonianas (Constância), da Festa Templária e do Festival Estátuas Vivas (Tomar) e do Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento), havendo domingo uma degustação para apresentação do Festival Gastronómico do Maranho (Sertã), entre outras provas gastronómicas e atuações de grupos locais.

A CIMT integra os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, do distrito de Santarém, e Sertã e Vila de Rei, do distrito de Castelo Branco.
Ver comentários