Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Uma delas vai ser Barbarella

A confusão está instalada: depois de Drew Barrymore, Sienna Miller, Angelina Jolie, Halle Berry e Kate Bekingsale, as mais recentes candidatas ao papel de Barbarella – ou pelo menos os nomes mais prováveis para encarnar a sensual personagem de banda desenhada – são Scarlett Johansson e Kirsten Dunst.
2 de Maio de 2007 às 00:00
Isto embora a última já tenha afirmado publicamente que dificilmente dará corpo a uma personagem que está quase sempre nua... “Sinceramente não me vejo a usar biquíni durante um filme inteiro”, confessou Dunst, uma actriz que assumidamente tem muito cuidado com os filmes que aceita rodar e que tem em David Fincher (‘Seven – Sete Pecados Mortais’ e ‘Clube de Combate’) o realizador de eleição.
Aliás, a própria Jane Fonda, que encarnou Barbarella na primeira versão cinematográfica – assinada em 1968 por Roger Vadim – renegou posteriormente a personagem, dizendo que dá uma má imagem das mulheres (ver caixa). Basicamente, Barbarella é uma habitante do espaço que anda sempre seminua e seduz todos aqueles que com ela se cruzam.
Criada em 1962 pelo francês Jean-Claude Forest (1930-1998), a personagem não teve muitas aventuras: depois de salvar o cientista Durand Durand das garras da Rainha Negra no Planeta Lythion, encontramo-la como gestora de um circo espacial (!) e, finalmente, como esposa e mãe.
No entanto, o seu impacto junto dos consumidores de BD foi brutal: as aventuras de Barbarella foram publicadas em todo o Mundo, traduzidas em 12 línguas diferentes e Hollywood foi lesta em comprar os direitos e levar a história ao grande ecrã.
A segunda versão, que tem data de estreia prevista para 2009, já estava em negociações desde 1999.
JANE FONDA COMO SÍMBOLO SEXUAL
‘Barbarella’ transformou Jane Fonda num símbolo sexual da América dos anos 60/70. Até à altura, a filha de Henry Fonda era conhecida sobretudo como modelo e a sua carreira cinematográfica dava os primeiros passos: dos filmes feitos até 68 destacavam-se apenas ‘Cat Ballou’, com Lee Marvin, e ‘Descalços no Parque’, com Robert Redford. Em ‘Barbarella’ foi dirigida pelo primeiro marido, Roger Vadim. A nova versão de ‘Barbarella’ será escrita por Neal Purvis e Robert Wade (‘Casino Royale’) e realizada por Peter Webber (‘A Rapariga do Brinco de Pérola’, com Scarlett Johansson, curiosamente).
PERFIS
- Nascida em 1982, Kirsten Dunst iniciou a carreira no filme ‘Histórias de Nova Iorque’ (na parte de Woody Allen). Foi premiada pela participação em ‘Entrevista com o Vampiro’, com Pitt e Cruise, e desde então rodou ‘Virgens Suicidas’. É a namorada do Homem-Aranha.
- Scarlett Johansson nasceu em 1984 e estreou-se no cinema aos dez anos. O seu primeiro grande papel aconteceu em ‘O Amor é um Lugar Estranho’, de Sophia Coppola. Rodou também ‘Match Point’, de Woody Allen, e ‘A Rapariga do Brinco de Pérola’, de Peter Webber.
Ver comentários