Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Campeão olímpico Pichardo entre os nomeados para atleta mundial do ano

Os cinco finalistas serão anunciados, com a divulgação do vencedor final a acontecer em dezembro.
Lusa 21 de Outubro de 2021 às 16:15
Pedro Pichardo "muito feliz" com subida ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos
Pedro Pichardo 'muito feliz' com subida ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos FOTO: Reuters
O português Pedro Pichardo, campeão olímpico de triplo salto, está entre os nomeados para a eleição de atleta mundial do ano da World Athleticos, que divulgou esta quinta-feira a lista final de 10 nomes.

A medalha de ouro em Tóquio2020, o triunfo na Liga Diamante e ainda o título europeu de pista coberta valeram a Pichardo a escolha para a lista que agora vai a votos até 6 de novembro, juntamente com a lista feminina, a divulgar na sexta-feira.

Entre os eleitos estão também o norueguês Karsten Warholm (campeão olímpico, recordista mundial e vencedor da Liga Diamante em 400 metros barreiras), o norte-americano Ryan Crouser (campeão olímpico, recordista mundial absoluto e em pista coberta e vencedor da Liga Diamante no peso, em época só com vitórias) e o queniano Eliud Kipchoge (campeão olímpico da maratona, com o maior avanço de sempre e vencedor em Enschede).

O ugandês Joshua Cheptegei (campeão olímpico de 5.000 metros e vice-campeão de 10.000 e líder do 'ranking' da dupla milha) e o norueguês Jakob Ingebrigtsen (campeão olímpico e europeu 'indoor' de 1.500 metros, recordista europeu de 1.500 e 5.000) são os outros nomeados por provas de corridas.

A lista completa-se com o sueco Armand Duplantis (campeão olímpico e europeu de pista coberta no salto com vara, vencedor da Liga Diamante), o grego Miltiadis Tentoglou (campeão olímpico e europeu de pista coberta do salto em comprimento, líder mundial do ano), o canadiano Damian Warner (campeão olímpico do decatlo, vencedor em Götzis, recordista nacional e olímpico) e o sueco Daniel Stahl (campeão olímpico do disco, vencedor da Liga Diamante e líder do 'ranking' anual).

Agora, a votação será feita através de um painel triplo, com segmentos do Conselho da World Athletics (50% da ponderação), de elementos da 'família World Athletics' (25%) e do público em geral (25%), que é chamado a pronunciar-se via online.

Os cinco finalistas serão depois anunciados, com a divulgação do vencedor final a acontecer em dezembro, na gala anual da World Athletics.

Pedro Pichardo Liga Diamante World Athleticos World Athletics desporto desporto atleta
Ver comentários