Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Comité Olímpico: Armstrong é "uma história triste"

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse nesta quinta-feira que o escândalo de doping que envolveu o ciclista norte-americano Lance Armstrong é "uma história triste", mas que deve ser encarda como "uma oportunidade".
24 de Janeiro de 2013 às 14:52
"É uma história triste, mas devemos encará-la como uma oportunidade. Este é um momento crucial para o ciclismo", sustentou Rogge
'É uma história triste, mas devemos encará-la como uma oportunidade. Este é um momento crucial para o ciclismo', sustentou Rogge FOTO: Reuters

Em entrevista à AFP, Rogge, que vai deixar a presidência do COI em setembro, após 12 anos no cargo, defendeu que se a confissão pública de Armstrong foi sincera, o norte-americano, heptacampeão da Volta a França, pode constituir-se como um exemplo da luta contra a dopagem no ciclismo.

"É uma história triste, mas devemos encará-la como uma oportunidade. Este é um momento crucial para o ciclismo", sustentou Rogge, em entrevista realizada na sede do organismo olímpico, na cidade suíça de Lausana.

Comentando a recente entrevista concedida à apresentadora de televisão Oprah Winfrey, na qual Armstrong admitiu pela primeira vez que utilizou doping durante toda a carreira de ciclista, o presidente do COI advertiu que "os atletas não são os únicos implicados em casos de doping".

Lance Armstrong foi o único ciclista a conseguir vencer sete edições consecutivas do Tour, a principal competição velocipédica do mundo, mas as mesmas foram-lhe retiradas pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência de um inquérito da Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA).

As conclusões apontavam para o recurso de doping, que sempre negara, ao longo de quase toda a carreira e, por isso, o seu palmarés desde 1 de agosto de 1998 foi "apagado", sendo que na quinta-feira, o Comité Olímpico Internacional (COI) também exigiu a Armstrong a devolução do bronze conquistado em 2000.

lance armstrong desporto ciclista doping coi jacques rogge
Ver comentários