Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Dragão acorda e esmaga

Belenenses SAD ainda marcou primeiro, mas a expulsão de Sithole ajudou o FC Porto a arrancar para a goleada.
Filipe António Ferreira 17 de Janeiro de 2022 às 01:30
Evanilson, homem do jogo, em despique com Yohan Tavares, no Jamor
Evanilson, homem do jogo, em despique com Yohan Tavares, no Jamor FOTO: Manuel de Almeida/Lusa
O FC Porto segue firme na liderança depois de uma vitória gorda, segura, mas que só começou a ser construída depois de o Belenenses SAD marcar e sobretudo após a expulsão de Sithole perto da meia hora de jogo. Evanilson foi o destaque da goleada ao fazer um hat trick.

Os dragões mudaram o figurino. Deixaram Taremi no banco e tentaram dar mais criatividade e velocidade. Durante meia hora pouco ou nada resultou. Durante esse período apenas Vitinha teve um remate que colocou à prova Luiz Felipe.

Do outro lado, o Belenenses SAD que apostava todas as fichas num meio-campo forte e povoado. A equipa menos concretizadora da Liga surpreendeu o líder com um golo aos 13’, com Abel Camará a marcar, após um canto.

Surpresa no Jamor, que se foi diluindo à passagem da meia hora. Sithole viu, de forma infantil, o segundo amarelo (tal como já tinha sido o primeiro) e acabou expulso. Foi o princípio do fim. Praticamente logo a seguir o FC Porto empatou por Evanilson. Até ao intervalo, foi um rolo compressor que só não teve resultados práticos porque Luiz Felipe estava inspirado e os avançados portistas ineficazes.

Depois do descanso aconteceu o que se esperava: o desmoronar total do castelo de cartas da equipa da casa. A reviravolta total surgiu de novo pelo brasileiro Evanilson, num grande lance individual.

Taremi acentuou ainda mais a força do conjunto portista (1-3) e Evanilson (já depois de Luis Díaz falhar um penálti) fez o hat trick e confirmou a sequência de 13 jogos seguidos a vencer na Liga dos líderes isolados do campeonato.

Liga FC Porto Evanilson Sithole Belenenses SAD Taremi Luiz Felipe desporto futebol
Ver comentários