Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Federação alemã "frontalmente contra" criação de Superliga europeia de futebol

Organização acusa iniciativa "egoísta" de 12 clubes europeus.
Lusa 19 de Abril de 2021 às 10:55
Futebol
Futebol FOTO: Getty Images
A Federação Alemã de Futebol (DFB) manifestou-se esta segunda-feira "frontalmente contra" a iniciativa "egoísta" de 12 clubes europeus, nenhum deles germânico, de criar uma Superliga europeia.

Em comunicado, a DFB refere que "o futebol deveria sempre reger-se pelo rendimento desportivo" e não por "interesses económicos e egoístas de alguns clubes".

O organismo considera que o sistema de competições vigente é "solidário", pois as equipas qualificam-se tendo em conta "as classificações obtidas nas respetivas competições nacionais".

O organismo federativo alemão entende que "cada equipa deve decidir se quer continuar a ser parte solidária da organização do futebol, ou pensar apenas, de forma egoísta, nos seus interesses, fora da UEFA e das respetivas associações nacionais".

A criação de uma Superliga europeia de futebol foi no domingo anunciada por 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália, que pretendem desenvolver uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham, treinado pelo português José Mourinho, "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica o comunicado.

Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores -- apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.

Apesar de não ter sido anunciado o nome de qualquer clube alemão, circulam rumores que indicam a possibilidade de serem convidados o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, clubes que ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Superliga Federação Alemã de Futebol DFB UEFA desporto futebol eventos desportivos
Ver comentários