Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Fernando Pimenta é campeão do mundo de canoagem

Canoísta de 32 anos repetiu na Dinamarca o ouro ganho em Portugal, em 2018.
Mário Pereira 19 de Setembro de 2021 às 09:44
Fernando Pimenta
Fernando Pimenta FOTO: Direitos Reservados
Fernando Pimenta sagrou-se este sábado campeão do Mundo de canoagem na prova de K1 1000, em Copenhaga, e repetiu o feito que já tinha alcançado em 2018, quando ganhou igualmente a medalha de ouro em Portugal (Montemor-o-Velho).

O canoísta de 32 anos, natural de Ponte de Lima, foi medalha de bronze nos recentes Jogos Olímpicos de Tóquio e vice-campeão da Europa, também neste ano. Antes já tinha sido ‘vice’ em 2017, na República Checa, e bronze em 2015 em Itália e 2019 na Hungria. Este sábado bateu o campeão olímpico, o húngaro Bálint Kopasz, por 67 centésimos.

Após a prova, o atleta do Benfica disse que o ouro agora ganho compensa todos os sacrifícios feitos ao longo dos anos. “Chegámos a ponderar não vir ao campeonato do Mundo. Estava muito cansado física e psicologicamente. Estava mesmo no limite, mas olhava para a linha de meta com o objetivo de um dia a minha família e filha dizerem que valeu a pena aqueles momentos de sacrifício longe deles, abdicar de tudo e de todos e trabalhar com o meu treinador, que sempre acreditou que este título era possível”.

Com mais de uma centena de medalhas ganhas em competições internacionais, Fernando Pimenta coloca esta conquista num lugar muito especial. “Esta medalha sem dúvida que estaria no pódio de importância das que já conquistei. Os dois títulos, este e o ganho em Portugal, são dos momentos mais altos da minha carreira”, referiu o canoísta.
Fernando Pimenta Mundo Montemor-o-Velho K1 Copenhaga Portugal desporto canoagem
Ver comentários