Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Governo felicita Jorge Fonseca pelo 'bronze' e incentiva comitiva lusa nos Jogos Olímpicos

Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze.
Lusa 29 de Julho de 2021 às 13:42
Jorge Fonseca
Jorge Fonseca FOTO: Reuters
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto felicitou esta sexta-feira o judoca Jorge Fonseca pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e deixou uma "palavra de incentivo" aos atletas lusos que estão no Japão.

"Uma satisfação enorme por ver o Jorge Fonseca chegar ao pódio olímpico, com a conquista da medalha de bronze", destacou João Paulo Rebelo, numa mensagem publicada na rede social Twitter, acompanhada por quatro fotografias do judoca, que arrecadou o terceiro lugar do pódio na categoria de -100 kg.

Na mesma nota, o governante dirigiu uma "palavra de incentivo e reconhecimento" aos atletas portugueses "pelos resultados alcançados" em Tóquio, deixando "o desejo de que todos realizem os seus sonhos".

O ministério da Educação também fez questão de assinalar a conquista, através da conta oficial no Twitter, recordando que Jorge Fonseca integrou o projeto 'Escola Mais', do 'Programa Escolhas', e remetendo para um vídeo no qual o atleta ainda dava os primeiros passos no judo.

"Parabéns, Jorge Fonseca. A escola, o Desporto Escolar e o Programa Escolhas determinantes na vida do campeão. No dia em que o judoca conquista a medalha de bronze em Tóquio2020, recordamos o adolescente. Parabéns à equipa técnica, ao Comité Olímpico de Portugal e à Federação Portuguesa de Judo", refere a publicação.

O judoca Jorge Fonseca conquistou hoje o bronze na categoria de -100 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao bater o canadiano Shady Elnahas por waza-ari, alcançando a 25.ª medalha do deporto português em Jogos Olímpicos.

Depois de dois títulos mundiais, os primeiros da história do judo português, e uma medalha de bronze em Europeus, o atleta do Sporting, que no Rio2016 tinha sido 17.º, garantiu a sua primeira medalha olímpica, ao pontuar para waza-ari a 39 segundos do fim.

Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze, três das quais no judo, por Telma Monteiro (-57 kg) no Rio2016, e Nuno Delgado (-81 kg) em Sydney2000, e, agora, Jorge Fonseca em Tóquio.

Devido à pandemia de covid-19, a 29.ª edição dos Jogos Olímpicos de verão foi adiada para este ano, decorrendo até 08 de agosto, em Tóquio.

Jorge Fonseca Tóquio2020 Tóquio Twitter Japão Rio2016 judo Jogos Olímpicos de Verão eventos desportivos
Ver comentários