Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

João Cabreira vencedor surpresa

O Alto do Malhão, uma subida com quase 600 metros de altitude, final da última etapa da 32.ª Volta ao Algarve, que teve partida em Vila Real de Santo António, consagrou ontem o jovem João Cabreira. O ciclista da Maia-Milaneza, de 22 anos, natural de Gondomar, venceu surpreendentemente a difícil etapa de 183,4 quilómetros.
20 de Fevereiro de 2006 às 00:00
João Cabreira lançado ao ar pelos colegas da Maia Milaneza, que conseguiram o primeiro triunfo
João Cabreira lançado ao ar pelos colegas da Maia Milaneza, que conseguiram o primeiro triunfo FOTO: Luís Forra/Lusa
Destacou-se na última subida e chegou isolado à meta, arrebatando a camisola amarela ao belga Gert Steegmans, vencedor de duas das cinco etapas da prova.
No seu segundo ano como profissional, depois de, no ano passado ao serviço do Boavista, um acidente o ter afastado da competição, João Cabreira só acreditou na vitória, confessa,“quando vi o pano da meta”, mas garantiu que “a equipa preparou-se bem para esta prova, até para desmentir quem possa pensar que a Maia está mais fraca”.
Aliás, o treinador Manuel Zeferino afirmou que apesar de o orçamento estar reduzido a um quinto daquilo que tinha há três anos, “temos uma equipa jovem e de apenas dez ciclistas, mas com valor para ganhar algumas provas”.
A Maia-Milaneza triunfou colectivamente, enquanto Gert Steegmans (Davitamon-Lotto) venceu a classificação por pontos. Hugo Sabido (Barloworld) e Gustavo Rodriguez (Barbot-Halcon) triunfaram nas metas volantes e na montanha, respectivamente.
Uma prova bem organizada pela Associação do Algarve, que, por falta de apoios comerciais, teme que, para o ano, não haja orçamento para efectuar a Volta algarvia.
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA
1.º João Cabreira (Maia-Milaneza) 5:02.57h
2.º Robert Gesink (Rabobank) a 07s
3.º André Vital (Madeinox-Canelas) a 21s
4.º Davide Rebellin (Gerolsteiner) a 21s
5.º Kim Kirchen (T-Mobile) a 23s
CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º João Cabreira (Maia-Milaneza) 22:42.00h
2.º Gert Steegmans (Davitamon-Lotto) a 10s
3.º Robert Gesink (Rabobank) a 11s
4.º André Vital (Madeinox-Canelas) a 27s
5.º Thomas Ziegler (T-Mobile) a 29s
Ver comentários