Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Líder Sporting tenta regressar às vitórias, perseguidores esperam novo deslize

Clube mantém o comando com confortável vantagem, mas novo deslize, no domingo, em Alvalade, perante o Famalicão, pode reabrir definitivamente a luta pelo título.
Lusa 7 de Abril de 2021 às 08:51
Rúben Amorim, treinador do Sporting
Rúben Amorim, treinador do Sporting FOTO: José Coelho / Lusa
O líder Sporting procura regressar às vitórias na receção ao 'renascido' Famalicão, numa 26.º jornada da I Liga de futebol em que o FC Porto joga em Tondela e o Benfica desloca-se a Paços de Ferreira.

Com os 'três grandes' no topo da classificação -- os 'dragões' estão no segundo lugar, a oito pontos da liderança, e as 'águias' no terceiro, a 11 do rival lisboeta -, o Sporting de Braga, quarto classificado, a 12 pontos do Sporting, recebe no Minho o Belenenses SAD, que está na luta pela manutenção.

Depois de 'escorregadela' no campo do Moreirense (1-1), na última ronda, no quinto empate no campeonato, em que continua sem derrotas, o Sporting mantém o comando com confortável vantagem, mas novo deslize, no domingo, em Alvalade, perante o Famalicão, pode reabrir definitivamente a luta pelo título.

Tal como aconteceu na 25.ª jornada, a equipa de Rúben Amorim volta a fechar a jornada e vai entrar em campo com o conhecimento dos resultados dos principais rivais, situação que pode colocar novamente pressão sobre a jovem equipa 'leonina'.

Nuno Mendes saiu lesionado do encontro em Moreira de Cónegos e está em dúvida para o duelo com o Famalicão, que já 'roubou' pontos ao Sporting na primeira volta, num polémico empate (2-2), e que venceu em Alvalade na última vez que visitou o estádio lisboeta (2-1), em setembro de 2019.

Desde que assumiu o comando, Ivo Vieira, o terceiro do técnico do Famalicão esta época, fez 'renascer' a equipa e leva duas vitórias, uma goleada na Madeira, perante o Marítimo (4-0), e um triunfo caseiro sobre o Paços de Ferreira (2-0), quinto classificado, e um empate, frente ao Sporting de Braga (2-2).

À espera de novo deslize do Sporting está o FC Porto, segundo classificado, que joga no sábado no campo do Tondela, no 'intervalo' da eliminatória com o Chelsea, dos quartos de final da Liga dos Campeões.

Por essa razão, naquele que será o terceiro embate entras as duas equipas esta temporada (4-3 na primeira volta e 2-1 para a Taça de Portugal, ambos no Dragão), o técnico Sérgio Conceição poderá poupar alguns jogadores, embora o Tondela, nono classificado, venha do primeiro triunfo fora de portas, em Guimarães (2-1), que levou mesmo à saída do técnico João Henriques do Vitória, e tenha um bom registo no seu estádio, com apenas três derrotas em 12 jogos.

No mesmo dia, a passar talvez pela melhor fase da temporada, o Benfica, terceiro posicionado, a 11 pontos do Sporting, vai à Mata Real defrontar o Paços de Ferreira, a equipa sensação do campeonato, no que promete ser um teste bem difícil para a formação de Jorge Jesus.

Os 'encarnados' vão tentar somar o sexto jogo seguido a vencer na I Liga e o sétimo sem sofrer golos, perante um Paços de Ferreira que vem do desaire sofrido no campo do Famalicão.

Na primeira volta, a equipa de Pepa esteve a segundos a sair da Luz com um empate, mas o Benfica acabou por marcar o tento da vitória já nos 'descontos' (2-1).

Com as atenções viradas também para o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, o Sporting de Braga espera um 'tropeção' de FC Porto e Benfica (está a quatro pontos dos 'dragões' e a um dos 'encarnados'), na receção ao Belenenses SAD, uma das equipas responsáveis pelas seis derrotas da equipa de Carlos Carvalhal na I Liga.

Por isso, os minhotos procuram uma 'pequena vingança' ao 2-1 ocorrido na primeira volta, no Jamor, numa altura algo problemática para a equipa de Petit, que vem de uma derrota caseira (2-0) com o Boavista, um dos 'aflitos'.

A ronda arranca na sexta-feira, com o Portimonense a receber no Algarve o Vitória de Guimarães, que vai estrear no banco de suplentes Bino, ex-treinador da equipa B, chamado para ocupar o lugar deixado vago por João Henriques.

Programa da 26.ª jornada:

- Sexta-feira, 09 abr:

Portimonense - Vitória de Guimarães, 20:00

- Sábado, 10 abr:

Marítimo -- Farense, 15:00

Boavista - Rio Ave, 15:30

Tondela - FC Porto, 18:00

Paços de Ferreira -- Benfica, 20:30

- Domingo, 11 abr:

Santa Clara -- Nacional, 14:30 locais (15:30, horas de Lisboa)

Gil Vicente -- Moreirense, 15:00

Sporting de Braga - Belenenses SAD, 17:30

Sporting -- Famalicão, 20:00

Ver comentários