Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Londres2012: Confirmada a participação de mulheres da Arábia Saudita

Duas mulheres da Arábia Saudita vão representar pela primeira vez o país nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, segundo divulgou o Comité Olímpico Internacional (COI) esta quinta-feira em Londres.
12 de Julho de 2012 às 13:19
Jacques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional
Jacques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional FOTO: Laurent Dubrule/Reuters

A judoca Woodjan Ali Seraj (+78 kg) e a atleta Sarah Attar (800 metros) foram convidadas pelo COI a participar nos Jogos Olímpicos, pelo que o Comité Olímpico da Arábia Saudita confirmou a sua presença antes do prazo limite – que terminava na passada segunda-feira (09 de Julho).

Jacques Rogge, presidente do COI, disse que o Comité “esteve a trabalhar com o Comité Olímpico da Arábia Saudita e estou encantado por confirmar que o nosso diálogo contínuo chegou a bom termo. O COI esforçou-se por garantir o equilíbrio de género nos Jogos e a notícia de hoje pode ser vista como uma evolução".

O presidente revelou ainda que a presença das duas atletas sauditas é "uma notícia muito positiva" e que "todos os comités olímpicos nacionais vão enviar mulheres a Londres2012", referindo-se a Woodjan Ali Seraj, Sarah Attar e às atletas do Qatar e do Brunei.

Em Fevereiro, o Comité Olímpico do Qatar já tinha anunciado que o país seria representado, pela primeira vez, por mulheres, nos Jogos Olímpicos. Além disso, a atiradora Bahiya Al-Hamad será a porta-estandarte na cerimónia de abertura.

Brunei também se vai estrear com mulheres nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que vão decorrer de 27 de Julho a 12 de Agosto.

Ver comentários