Nélson Évora não escondeu a sua revolta com a naturalização do cubano Pablo Pichardo e acusa mesmo as águias de um "ataque pessoal". "Não sei porque é que deram a volta ao Mundo para fazer esta borrada", disse em entrevista ao jornal do Sporting.
O campeão olímpico do triplo salto em Pequim 2008, que trocou o Benfica pelo Sporting em 2015, não entende a pressa pela naturalização do cubano. Lembra os casos de Naide Gomes, Francis Obikwelu e ele próprio que chegou a Portugal com seis anos.
"Foi nesse sentido que não achei justo. Foi feito por questões clubísticas e com o objetivo de ataque pessoal quando não houve qualquer má intenção da minha parte na mudança de um clube para o outro. Foi o próprio clube que foi negligente com a minha pessoa", explicou o atleta de 34 anos.
Nélson Évora minimizou o facto de ter perdido o recorde nacional para Pichardo: "As pessoas pensaram que me indignei porque ele bateu o meu recorde nacional, mas o que eu tenho a dizer aos milhares de ‘haters’ é que os recordes nacionais não me dão nada, não me dão privilégio nenhum. A Federação Portuguesa de Atletismo paga 35 euros por cada recorde nacional."
Consciente de que não tem nada a provar, aponta baterias para os jogos olímpicos de Tóquio em 2020. "Eu divirto-me. Não tenho nada a provar a ninguém. As medalhas e os títulos falam por si. Agora quero dar essa alegria ao Sporting e ser medalhado com o ouro nos Jogos Olímpicos", desejou, referindo que já tem "vários projetos" prontos a avançar para quando terminar a carreira.
PORMENORES Pablo PichardoPablo Pichardo foi contratado pelo Benfica e obteve nacionalidade portuguesa. Mas só pode representar a seleção nacional a partir de agosto. É uma aposta para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
Recorde nacionalPichardo obteve este ano o recorde nacional do triplo salto, com um pulo de 17,95 metros em Doha, superando o registo de Nélson Évora (17,74).
Líder do ranking mundialO benfiquista Pichardo terminou a época como líder do ranking mundial com 17,95 metros. Mas o atleta, que nasceu em Cuba há 25 anos, tem como melhor marca 18,08 metros.