Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

World Am: Campeão aos 74 anos

Americano vence maior torneio mundial para amadores com ‘handicap’.
11 de Setembro de 2010 às 00:00
Perkinson
Perkinson

Já foram anunciadas as datas da 28ª edição do GOLF.com World Amateur Handicap Championship. O maior torneio mundial para amadores com ‘handicap’ irá desenrolar-se de 29 de Agosto a 2 de Setembro de 2011, na Carolina do Sul, desta feita com a garantia de participação portuguesa.

A OIH, que representa o evento em Portugal, tem vindo a divulgar que o maior prémio do OpenOeste de 2010 é, exactamente, o envio de uma delegação competitiva portuguesa ao mega-torneio, que na semana passada culminou no TPC Myrtle Beach (Estados Unidos).

O TPC foi desenhado pelo famoso Tom Fazio, o arquitecto seleccionado pela candidatura portuguesa à organização da Ryder Cup de 2018 para conceber o campo Comporta Links, integrado na Herdade da Comporta.

E para quem julgue que este tipo de eventos só pode ser ganho por ‘handicaps’ altos e jogadores com idade relativamente jovem, não poderia haver melhor exemplo do que o campeão deste ano.

Bobby Perkinson, de Alcoa, no Tennessee, ganhou com um resultado ‘gross’ de 74 e ‘net’ de 69, aos 74 anos, ostentando um ‘handicap’ de 4.4, o mais baixo desde que Dennis Connors se impôs, em 1995, com o seu ‘hcp’ de 3.

Na história de 27 edições do GOLF.com World Amateur Handicap Championship, já se sagraram campeões jogadores com ‘handicaps’ compreendidos entre 3 e 34!

Portanto, basicamente, qualquer jogador com ‘handicap’ EGA emitido pela Federação Portuguesa de Golfe pode sonhar com o acesso ao  evento, que em 2010 esteve perto de atingir 3100 inscrições oriundas de 18 países, distribuídos por seis divisões, de acordo com ‘handicaps’ e escalões etários. A próxima oportunidade é no dia 25, com a realização do 4º torneio do circuito OpenOeste de 2010, no percurso de Santo Estêvão, no Ribatejo. 

Ver comentários