Barra Cofina

Correio da Manhã

Euro 2020
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Avião que levou Seleção Nacional para o Euro esteve parado três anos no deserto

TAP diz que não foi contactada pela FPF e que não tinha disponibilidade para modificar o interior das aeronaves.
Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) e Mário Pereira 13 de Junho de 2021 às 01:30
Conteúdo exclusivo para Assinantes Assine já Se já é assinante faça LOGIN
Exclusivos
O avião, ainda com a antiga matrícula, estacionado no deserto
O avião, ainda com a antiga matrícula, estacionado no deserto
O avião, ainda com a antiga matrícula, estacionado no deserto
A seleção nacional de futebol, avaliada em mais de 872 milhões de euros, foi transportada para Budapeste por um avião com 30 anos, que esteve três anos parado no deserto, apurou o CM. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não quis explicar as razões que levaram a não optar pela TAP, como era habitual. Mas o CM sabe que a opção de deixar de lado a transportadora nacional teve a ver com "questões logísticas". E assim foi contratado um Boeing 737-400 com 30 anos, da Air Horizont, companhia aérea sedeada em Malta. O CM contactou também a TAP e fonte oficial da transportadora aérea adiantou que a FPF "não contactou a companhia para este transporte". A mesma fonte referiu que estes contratos são realizados através de intermediários internacionais (‘brokers’), e obrigam "a uma mudança integral do interior da aeronave, um serviço que a TAP não tem disponível de momento". Essa alteração da configuração do avião implica uma redução de lugares dos passageiros, com maior espaço para quem é transportado e em melhores condições.

Segundo apurou o CM, a aeronave que transportou a Seleção começou a operar em novembro de 1991 para a companhia grega Olimpic Airways, que fez cessar a utilização do aparelho em 29 de setembro de 2009. Desde esse ano até 2011 ficou estacionado no deserto. Em novembro desse ano começou a voar para a companhia Sky King com a matrícula N741AS. Fica mais um ano no deserto, até ser recuperado em junho de 2015 pela Songbird Airways com a matrícula que se vê na foto grande (N417XA).

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários

Clube CM+ Conheça todas as vantagens e produtos exclusivos para os assinantes do Correio da Manhã

O CM+ oferece máscaras aos seus assinantes.

Ver Mais

Coleção Receitas Facílimo: Crepes de chocolate. Faça já download do eBook e áudio.

Ver Mais

Coleção Receitas Facílimo: Bolo de claras e tangerina. Faça já download do eBook e áudio.

Ver Mais

As principais manchetes da história do Correio da Manhã. Portes incluídos.

Ver Mais

Sessão de Hipnose Clínica Especializada em Terapia Regressiva no Instituto Português de Hipnoacupuntura Clínica em Lisboa por 25€.

Ver Mais