Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Antigo internacional português Lima Pereira morre aos 69 anos

Destacou-se no FC Porto, onde foi campeão europeu.
Octávio Machado e Mário Pereira 23 de Janeiro de 2022 às 10:33
Lima Pereira fez 265 jogos pelo FC Porto, 
ao longo de onze épocas
Lima Pereira fez 265 jogos pelo FC Porto, 
ao longo de onze épocas FOTO: António Capela

Lima Pereira, internacional português que se distinguiu durante a década de 80 no FC Porto, morreu este sábado, aos 69 anos, após doença prolongada.

No seu tempo, foi um dos melhores jogadores portugueses na posição de defesa-central. António José Lima Pereira nasceu na Póvoa de Varzim no dia 1 de fevereiro de 1952. Formou-se no Varzim e aí jogou nos primeiros anos da carreira sénior. Em 1978 mudou-se para o FC Porto, numa trajetória de grande sucesso. O seu nome fica ligado a alguns dos momentos mais brilhantes da história do emblema do dragão, como a conquista da Taça dos Campeões Europeus e da Taça Intercontinental, em 1987, e a Supertaça Europeia em 1988. Ao longo de 11 épocas (265 jogos) ganhou ainda 4 campeonatos, três Supertaças nacionais e 2 Taças de Portugal. Terminou a carreira no Maia, em 1991. “Soube representar exemplarmente os valores do FC Porto”, escreveu Pinto da Costa, numa nota nas redes sociais.

Lima Pereira, que representou a seleção nacional em 20 ocasiões, sofreu um AVC em 2006.

Depoimentos
Jorge Amaral, ex-jogador do FC Porto
"Encarnava o espírito do Porto e do Norte. Era amigo dos seus amigos, e tinha um sentido de humor invejável. Uma perda que se lamenta."

Octávio Machado, ex-jogador e técnico do FC Porto
"Um campeão que marcou todos os que tiveram o privilegio de conviver com ele. Sentimos saudades já."

Ver comentários