O Tribunal de Versalhes considerou esta quarta-feira Karim Benzema culpado por "cumplicidade e tentativa de chantagem" do companheiro de seleção, Mathieu Valbuena, condenando-o a um ano de prisão e ao pagamento de uma multa de 75 mil euros.
O juiz entendeu que o avançado francês do Real Madrid não se deu conta do caráter criminal dos seus atos, pelo que fica com pena suspensa.
Recorde-se que o caso aconteceu no âmbito da seleção francesa em 2015, quando Valbuena foi contactado por supostos chantagistas a propósito de um vídeo de caráter sexual.
Tudo terá começado quando Valbuena pediu a Axel Angot, residente em Marselha, para transferir artigos do seu telemóvel para um novo dispositivo, sendo que este encontrou imagens com conteúdo sexual, e, juntamente com Mustapha Zouaoui, teria ameaçado Valbuena de tornar o conteúdo público.
Para ter um intermediário, a dupla contactou Karim Zenati, amigo de infância de Benzema, atleta que posteriormente falou com Valbuena, tentando convencê-lo a falar com o seu conhecido - daí a vítima acreditar que o seu parceiro de seleção fazia parte do 'complot'.
Benzema é acusado de orientar o amigo sobre como este deveria negociar diretamente com Valbuena.
O jogador do Real Madrid, que ficou afastado da seleção desde 2015 até este ano, devido a este escândalo, garantiu, na altura, que apenas "queria ajudar um amigo, sem causar dano a Valbuena".