Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Futebolista australiano revela ser homossexual e lamenta secretismo na modalidade

Josh Cavallo tentou esconder o facto para encaixar no estereótipo do profissional de futebol, por recear um impacto negativo.
Lusa 27 de Outubro de 2021 às 13:26
A carregar o vídeo ...
Futebolista australiano revela ser homossexual e lamenta secretismo na modalidade
O futebolista australiano Josh Cavallo, do Adelaide United, assumiu ser homossexual, explicando que tentou esconder o facto para encaixar no estereótipo do profissional de futebol, por recear um impacto negativo.

"Sempre senti que me devia esconder, tinha vergonha. Vergonha de não poder fazer o que gosto por ser gay. Esconder quem sou para perseguir um sonho. Sempre quis jogar futebol e ser tratado de igual, e isso não parecia ser possível", disse o jogador.

Cavallo, de 21 anos, revelou que se debateu durante muito tempo com a necessidade de esconder, perante a ideia que "ser gay e jogar futebol" não eram caminhos que se tivessem cruzado anteriormente.

"É impressionante saber que não há futebolistas no ativo que se tenham assumido, quer na Austrália, como no mundo. Espero que isto mude no futuro", acrescentou o jogador, sabendo que existem jogadores que "vivem no silêncio".

A revelação de Cavallo proporcionou inúmeras manifestações de apoio, desde companheiros de equipa, ao próprio clube, mas também fora da Austrália.

"Olá, Joshua Cavallo, não tenho o prazer de te conhecer pessoalmente, mas quero agradecer o passo que deste. O mundo do futebol está muito atrasado e tu ajudas-nos a andar para a frente", escreveu o internacional espanhol Gerard Piqué.

Também Antoine Griezmann, campeão do mundo e avançado do Atlético de Madrid, disse ao médio australiano estar "orgulhoso" dele, bem como Javi Lopez, espanhol que joga no Adelaide United e que foi jogador do Espanyol.

A solidariedade veio também do basquetebolista Pau Gasol, com o ex-jogador, que se retirou a algumas semanas, a lembrar que o assumir de Cavallo não deveria em 2021 ser notícia, mas que é preciso agradecer-lhe por este passo.

"Toda a felicidade a partir dos Países Baixos", assinalou também o clube holandês Go Ahead Eagles, numa mensagem dirigida ao médio australiano.

Austrália Josh Cavallo Adelaide United desporto futebol
Ver comentários