Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Morreu Gerd Müller. ‘Bombardeiro’ deixa boas marcas

Estrela do Bayern e da Alemanha tinha 75 anos.
Filipe António Ferreira 16 de Agosto de 2021 às 09:05
Müller marcou o golo que deu o Mundial à Alemanha em 1974
Ex-jogador (75 anos) sofria de Alzheimer
Müller marcou o golo que deu o Mundial à Alemanha em 1974
Ex-jogador (75 anos) sofria de Alzheimer
Müller marcou o golo que deu o Mundial à Alemanha em 1974
Ex-jogador (75 anos) sofria de Alzheimer
Gerd Müller, antigo futebolista alemão, morreu ontem aos 75 anos. O ‘bombardeiro’, como era conhecido, deixa um registo impressionante de 723 golos em 772 jogos oficiais, sendo o melhor marcador da história do campeonato alemão, com 365 golos ao serviço do Bayern Munique (década de 60 e 70).

A FIFA lembra que Müller foi "o melhor marcador do Mundial de 1970" e "marcou o golo que em 1974 deu o título à República Federal da Alemanha". O organismo máximo do futebol mundial endereça ainda "os mais sentidos pêsames à família, amigos e adeptos alemães".

A UEFA também veio a público lamentar a morte de Müller e garante que o antigo futebolista "será sempre recordado como um dos melhores futebolistas de todos os tempos".

"Como jogador e como pessoa, Gerd Müller representa como nenhum outro o FC Bayern e o seu desenvolvimento como um dos maiores clubes do mundo. Ficará nos nossos corações para sempre", garantiu Oliver Kahn. O CEO e antigo guarda-redes do emblema bávaro deixou uma sentida mensagem no site dos germânicos.

A notícia da morte do antigo jogador, que sofria há alguns anos de Alzheimer, foi dada no site oficial do Bayern Munique, clube que representou durante 15 temporadas, antes de fechar a carreira nos EUA.

PORMENORES
Troféus conquistados
Müller ganhou três Taças dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões), uma Taça das Taças, uma Taça Intercontinental, quatro campeonatos e quatro Taças da Alemanha, tendo conquistado o Europeu de 1972 e o Mundial de 1974, no qual marcou o golo decisivo na final frente à Holanda.

Três clubes na carreira
Começou a carreira no TSV 1861 Nördlingen, tendo depois rumado ao Bayern Munique onde passou 14 temporadas e meia. Depois terminou a carreira nos Estados Unidos, nos Fort Lauderdale Strikers. Ao serviço da ‘Mannschaft’ (seleção alemã), Gerd Müller marcou 68 golos em 62 jogos.
Gerd Müller Bayern Munique desporto futebol
Ver comentários