Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Portugal entra a vencer na primeira etapa da Liga Europeia de futebol de praia

Partida ficou resolvida apenas no último período do encontro, no qual apontou quatro golos.
Lusa 17 de Junho de 2021 às 15:46
Seleção portuguesa de futebol de praia
Seleção portuguesa de futebol de praia FOTO: Carlos Barroso / Record
A seleção portuguesa de futebol de praia iniciou esta quinta-feira a primeira etapa da Liga Europeia com uma vitória por 7-2 diante do Azerbaijão, mas resolvida apenas no último período do encontro, no qual apontou quatro golos.

Léo Martins, com um 'hat-trick', aos cinco, 18 e 34 minutos, foi a figura do encontro, no qual Bê Martins, aos 11, Bruno Torres, aos 32, Nuno Belchior, aos 32, e Rui Coimbra, aos 34, também marcaram, enquanto do lado do Azerbaijão os autores dos tentos foram Amid Nazarov e Sabir Allahguliyev, ambos aos 14 minutos.

O selecionador Mário Narciso apostou na experiência para compor o 'cinco' titular da equipa das 'quinas', com o guarda-redes Elinton Andrade, o fixo Rui Coimbra, os alas Bê Martins e Nuno Belchior e o pivô Léo Martins, num dia algo 'cinzento' na Nazaré.

A velocidade de Léo Martins permitiu a Portugal abrir o marcador, aos cinco minutos, com um remate potente, após aproveitar um mau passe do capitão azeri Asif Zeynalov, sem grandes hipóteses para o guarda-redes Elchin Gasimov, lento a efetuar a 'mancha'.

Portugal mostrava superioridade face à equipa do Azerbaijão e ampliou a vantagem à passagem dos 11 minutos, numa bola parada convertida por Bê Martins, a bater o guarda-redes contrário e a levar uma margem segura para o segundo período do jogo.

No entanto, a reação azeri foi contundente e, no espaço de poucos segundos, Portugal foi surpreendido e viu o adversário alcançar a igualdade, primeiro por Amid Nazarov, aos 14, através de um pontapé de bicicleta executado de forma irrepreensível.

No mesmo minuto, uma tentativa falhada de corte de cabeça de Von colocou a bola à mercê de Sabir Allahguliyev, que apenas teve de encostar, perante uma seleção portuguesa que teve de aumentar a qualidade do seu jogo para regressar à vantagem.

Já depois de uma grande penalidade desperdiçada por Rui Coimbra, o golo luso chegou com novo pontapé de bicicleta de grande nível, aos 18, por Léo Martins, a 'bisar' na partida e a deixar Portugal um pouco mais tranquilo para o derradeiro período do jogo.

Os últimos 12 minutos traduziram-se em quatro golos portugueses sem resposta: o 4-2 surgiu aos 32, por Bruno Torres, a cabecear sem oposição após um canto de Rodrigo Pinhal, enquanto o quinto foi apontado logo de imediato por Nuno Belchior, de livre.

Com o triunfo assegurado, uma excelente jogada individual de Léo Martins permitiu ao pivô de 31 anos completar o 'hat-trick', aos 34, minuto em que Rui Coimbra fechou o marcador, num penálti que, desta vez, não falhou.

No outro jogo da primeira jornada do Grupo A da Liga Europeia, a decorrer entre 17 e 19 de junho no Estádio do Viveiro -- Jordan Santos, na Nazaré, a Ucrânia necessitou do tempo extra para derrotar a Alemanha, por 3-2, após 2-2 no fim do tempo regulamentar.

Como precisou do prolongamento, a Ucrânia conquistou apenas dois pontos, o que permite a Portugal isolar-se no primeiro posto do agrupamento, com três, enquanto alemães e azeris partem da última posição, sem pontos, para a segunda jornada da competição, em que Portugal terá pela frente a Alemanha, às 12:45 de sexta-feira.

Ver comentários