Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Testes à Covid voltam a ser obrigatórios no futebol

DGS atualizou regras: equipas da I e II Ligas têm de fazer testes antigénio 48 horas antes de cada jogo.
João Moniz 2 de Dezembro de 2021 às 08:48
Limite de espectadores nos estádios pode ser fixado nos 5 mil bilhetes, mas essa decisão será de cada clube
Limite de espectadores nos estádios pode ser fixado nos 5 mil bilhetes, mas essa decisão será de cada clube FOTO: Direitos Reservados
Os clubes de futebol profissional vão retomar a testagem semanal obrigatória, com testes antigénio nas 48 horas antes de cada jogo. O passo atrás - desde a fase inicial da época que a testagem era facultativa - foi imposto pela DGS, devido ao regresso do estado de calamidade decretado pelo agravar da situação pandémica.

Numa reunião formal com os médicos de todas as equipas da I e II Ligas - a terceira em menos de duas semanas - foi "consensualizado a necessidade de reforço das medidas e procedimentos em contexto de treino, estágio e jogo", esclareceu a Liga de Clubes, face ao surgimento de novos casos em clubes como Belenenses SAD, Tondela ou Sporting. Uma das práticas retomadas é a obrigatoriedade de todos os elementos no banco de suplentes, exceto o treinador principal, usarem máscara.

Também no dia de ontem a DGS atualizou as regras de entrada em eventos desportivos. Nos recintos ao ar livre com lotação até 5 mil lugares ou recintos fechados até mil lugares, os adeptos só terão de apresentar certificado de vacinação ou recuperação da Covid. A testagem, seja PCR, antigénio ou autoteste, só é obrigatória em estádios que levem mais de 5 mil pessoas.

Por isso mesmo, a Liga permite aos clubes que, "independentemente da lotação do seu estádio", possam "limitar a emissão de bilhetes ao máximo de 5 mil". Mas essa redução não poderá ser feita à custa dos lugares dos adeptos visitantes.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid DGS Liga de Clubes desporto futebol
Ver comentários